15 de dezembro de 2016

Tudo de graça: IFG tem 200 vagas abertas para cursos técnicos



IF Goiano – Campus Trindade abriu inscrições para os interessados fazer curso técnico em 2017. São 200 vagas para cinco cursos diferentes, 120 delas presenciais e 80 para ensino à distância (EAD). Das novas turmas que serão abertas no próximo ano, quatro são integrados ao ensino médio. Os cursos são totalmente gratuitos: não há cobrança para inscrição e de mensalidade.

A seleção de novos alunos será feita por análise do histórico escolar. As inscrições são feitas no site da unidade, podendo ser efetuadas até o domingo (18) para os cursos presenciais do Processo Seletivo 2017/1 (Edital Nº 01/2016), que contempla os cursos de Industrial, Edificações, Eletrotécnica e Informática para Internet, este último com foco em desenvolvimento para dispositivos móveis.

Já o processo seletivo EaD (Edital Nº 02/2016), para ingresso nos cursos técnicos subsequentes EaD em Informática para a Internet e em Segurança do Trabalho as inscrições ficam abertas até o dia 23 de janeiro de 2017. Na programação de cada curso técnico EaD, 20% da carga horária é presencial e ocorrerão no período noturno.

É necessário que os futuros estudantes tenham concluído o ensino fundamental para realização de matrícula. As aulas são no período matutino e vespertino.
Inscrição

Durante a realização da inscrição, o candidato precisa informar os dados escolares (notas do histórico escolar), pessoais (como número de Cadastro de Pessoa Física - CPF), e informações socioeconômicas. O edital informa que o candidato deverá converter para escala 100 as notas do histórico escolar que estejam na escala 10, na inserção das notas na inscrição. Para conversão basta multiplicar a nota por 10, por exemplo, nota 9,5 x 10 = 95,0.

Cotas

Ainda de acordo com as regras da seleção, metade das vagas ofertadas em cada curso técnico é destinada a ampla concorrência dos estudantes. A outra é para os alunos oriundos, integralmente, de escolas públicas. Escolas conveniadas não se constituem como escola pública. Dessa reserva, metade das vagas é reservada para os candidatos que comprovem renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e a outra para os com renda superior a 1,5 salário mínimo, considerando ainda os que se declaram como preto, pardo ou indígena. No momento da matrícula, os candidatos incluídos nas vagas reservadas às cotas deverão apresentar a documentação comprobatória exigida nos editais.

Processo Seletivo 2017/1 (cursos presenciais)

Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica e Informática para Internet
Oferta: 120 vagas
Prazo de inscrição: até 18/12/2016
Mais informações pelo telefone: 3506 8000, e-mail: ps.trindade@ifgoiano.edu.br, ou site da instituição.

Processo Seletivo EaD 2017/1 (cursos a distância)

Técnicos Subsequentes EaD: Informática para Internet e Segurança do Trabalho
Oferta: 80 vagas
Prazo de inscrição: até 23/01/2017
Mais informações pelo telefone: 3506 8000, e-mail: psub.trindade@ifgoiano.edu.br, ou site da instituição.

Fonte: Jornal Daqui