1 de dezembro de 2016

Aparecida de Goiânia: Maguito inaugura maior via do município


O prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (PMDB), inaugurou ontem o Eixo Viário Estruturante Norte-Sul 1 (ENS 1), às 19h, na presença de vereadores, deputados, secretários e do próprio governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB), e, ainda, do prefeito eleito Gustavo Mendanha (PMDB). A população que prestigiou a solenidade pôde se divertir com shows musicais e apresentação de catira após os eventos.

Na ocasião, o governador elogiou o comportamento republicano de Maguito, além de parabenizá-lo pela obra. Segundo ele, nunca houve problema de relacionamento entre os dois. “Esta é uma obra 100% municipal e estou aqui para testemunhar”, disse Marconi após reconhecer a importância do projeto.

Da mesma forma, o futuro prefeito do município, o vereador e presidente da Câmara Gustavo Mendanha, destacou a grandeza do Eixo Norte-Sul 1, além dos outros. “Os eixos mudarão a vida das pessoas”, explicitou. Ainda durante sua fala, o peemedebista afirmou que não haveria palavras suficientes para destacar tudo que Maguito realizou nesses quase oito anos. “Acredito que gratidão e orgulho sejam os sentimentos de 90% dos aparecidenses. Maguito sairá com o dever cumprido.”

Homenagem

Intitulado Avenida Jataí, em homenagem à terra natal de Maguito, o eixo ocupa 13,5 km em pista dupla, além de ciclovias e ciclofaixas. Também compõem a avenida sete bueiros celulares e uma ponte. R$ 48 milhões de recursos, oriundos de empréstimo junto ao Banco Andino com contrapartida do Tesouro Municipal, foram utilizados na construção da obra.

Para o prefeito, este eixo será fundamental para o desenvolvimento da região leste, lar de 80 mil aparecidenses, e da própria cidade. “Quem mora aqui já vê o movimento de motoristas, ciclistas e pedestres”, celebra o prefeito. Conforme ele, esta avenida marca a história da cidade, bem como outros eixos e obras.

Dentre os acessos gerados pela via estão universidades, o futuro aeroporto e polos industriais. A maior avenida da cidade também interliga alguns bairros que não tinham esta conexão e serve como rota alternativa à BR-153.

Inclusive, o Norte-Sul 1 é paralelo à BR-153. Ele integra a região leste ao Centro do município. Sua saída ocorre no Jardim Bela Vista, limite de Aparecida, ao Setor Retiro do Bosque, chegando à região Central da cidade. Santa Luzia, Jardim dos Buritis, Chácara São Pedro, Conjunto Mabel, e os polos Daiag, Dimag e Industrial José de Alencar são alguns dos bairros pelos quais o eixo passa.

Eixos viários

O Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Córrego Santo Antônio implantou três eixos viários. Além do ENS 1, também o ENS 3 e o ENS 5 e, ainda, o Parque Tecnológico Municipal. As obras de mobilidade urbana receberam investimento da Corporação Andina de Fomento (CAF) de US$ 35 milhões e contrapartida de igual valor por parte da Prefeitura de Aparecida.

Tal programa foi concebido e executado pelo prefeito Maguito Vilela. O ENS 1, inaugurado ontem, foi o último a sair do papel, uma vez que era o mais longo. O primeiro foi o ENS 3, em dezembro de 2013. Este conta com 8 km de extensão.

Já o ENS 5 teve seu lançamento em setembro deste ano. Este eixo integra cinco grandes e importantes avenidas e os bairros Cardoso 1 e 2, Jardim Helvécia, Conjunto Estrela do Sul e Cidade Vera Cruz 1 e 2. Também tem dois acessos à Avenida Rio Verde e três ao Anel Viário. A elipse possui 180 metros de diâmetro.

Por fim, o Parque Tecnológico Municipal será responsável por abrigar 60 empresas. Segundo o prefeito, o edital de chamamento público para as empresas que desejarem se instalar ocorre no começo do ano que vem, já na gestão de Gustavo Mendanha.