14 de setembro de 2016

Prefeitura de Aparecida de Goiânia amplia de nove para 52 unidades de educação infantil



Apenas em agosto deste ano, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da secretaria municipal da Educação, colocou em funcionamento os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) dos setores Parque Trindade, América Park e Marista Sul. Cada Cmei atende, em média, 120 crianças em período integral com profissionais qualificados e oferece cinco refeições diárias.

A previsão da Prefeitura de Aparecida é iniciar as atividades de mais 7 (sete) Cmeis, que estão em fase de implantação, ainda neste semestre. Para isso, a secretaria municipal de Educação convocou, desde junho, cerca de 500 profissionais. No dia 25 de agosto, 104 aprovados foram convocados e têm 30 dias para tomar posse de seus cargos, contados a partir da publicação do edital. Os novos Cmeis disponibilizarão mais 840 vagas na educação infantil.

Entre 2014 e 2015, a administração do prefeito Maguito Vilela colocou para funcionar 10 novos Cmeis. Com a inauguração de mais 10, neste semestre, a cidade passará a contar com 29 Cmeis em funcionamento.

Com o objetivo de zerar o défict por vagas em Cmeis, a primeira ação do prefeito Maguito Vilela, em 2009, foi estabelecer convênios com entidades filantrópicas. Atualmente, a Secretaria de Educação de Aparecida ajuda a manter com a cessão de servidores e acompanhamento pedagógico 23 Centros de Educação Infantil (CEIs).

Ao todo, Aparecida tem hoje em funcionamente 45 unidades de educação infantil. Sendo 22 Centros Municipais de Educação Infantil – que são prédios próprios da Prefeitura e mantido totalmente pela Secretaria de Educação – e 23 Centros de Educação Infantil – mantidos por entidades filantrópicas e conveniados com a Prefeitura de Aparecida. Mais de seis mil crianças são atendidas na rede municipal de educação infantil de Aparecida.

Com a inauguração de mais sete Cmeis, o cadastro de reserva por vagas em Cmeis vai cair para 1.660 crianças. Para atender esta demanda, a Prefeitura de Aparecida iniciou o processo de licitação de construção de mais 19 Cmeis, que oferecerão mais 3.420 vagas. Os projetos dos novos Cmeis estão redimensionados para atender, em média, 180 crianças cada um.