5 de julho de 2016

Goiânia terá bicicleta pública compartilhada


Projeto será apresentado ao público nesta terça-feira, 05, às 11h, no Paço Municipal

Goiânia vai ter bicicleta pública compartilhada. O projeto prevê a instalação de 30 estações com 300 bikes espalhadas por pontos estratégicos da cidade. O edital para a implantação do serviço está aberto e nesta terça-feira, 05, às 11 horas, haverá a apresentação do anteprojeto em caráter informativo aos interessados em participar do chamamento público.

O evento acontecerá no auditório do Paço Municipal, no 6º andar, sob a coordenação do diretor técnico da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Sávio Afonso.

As propostas técnicas deverão ser apresentadas à Comissão Permanente de Licitação da CMTC às 10 horas do dia 10 de agosto. Sávio Afonso diz que o objetivo deste projeto é dotar a cidade de mais opções de locomoção complementar integradas aos demais meios de transporte, como o ônibus.

Segundo ele, o uso de bicicletas tem aumentado na cidade com as construções dos trechos cicloviários pela gestão do prefeito Paulo Garcia. Com a instalação de estações de bicicletas em pontos estratégicos da Capital, a circulação de ciclistas tende a crescer ainda mais, sobretudo nas proximidades dos equipamentos públicos.

O diretor técnico da CMTC informa que estudos indicam que cerca de 4% da população de Goiânia e 6% da região metropolitana já utilizam a bicicleta como meio de locomoção. O transporte público coletivo é usado por 30% desta população. Diante deste cenário, Sávio Afonso avalia que o incentivo ao uso da bicicleta favorece a inclusão de parcela da população e preserva o direito de ir e vir dos cidadãos nos diferentes espaços da cidade.

Lourdes Souza, da editoria de Transportes – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: Prefeitura de Goiânia