25 de junho de 2016

Prefeitura instalará escultura “Eu ❤ Goiânia” na nova Praça do Sol


Revitalização de um dos espaços públicos mais tradicionais da capital deve ser entregue em outubro deste ano

A Prefeitura de Goiânia deu início a revitalização da Praça do Sol, localizada no Setor Oeste. O projeto é o primeiro a receber novo conceito arquitetônico proposto pela administração Paulo Garcia (PT) e será entregue em 90 dias.

Cerca de 70 servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) estão no local executando os serviços de remoção das calçadas, bancos, canteiros, gramas e meio fio. Em seguida, serão feitas limpeza e terraplanagem do terreno, para posteriormente serem iniciados os serviços de infraestrutura e paisagismo.

Toda grama retirada será reaproveitada na Avenida Liberdade, no Conjunto Riviera. Já o meio fio será reutilizado no Aterro Sanitário, informa a pasta.

De acordo com o prefeito, o projeto é moderno, acessível, inovador, sustentável e propõe uma nova concepção arquitetônica e paisagística. Baseado em uma visão fotográfica, a ideia é implantar corredores de concreto simbolizando raios de Sol, com quatro círculos voltados para a Rua 13.

Cada círculo contemplará uma atividade diferente, sendo um de 340 m², com concreto na cor vermelha e academia ao ar livre; outro de 285 m², com piso de borracha nas cores azul e verde, com o parque infantil com brinquedos acessíveis para crianças com deficiência; outro círculo de 460 m², que receberá o anfiteatro com duas arquibancadas de alvenaria e piso de concreto na cor amarelo; e o último, de 85 m², com uma estrutura especial para receber animais de estimação, como cachorros e gatos. O pet place será o primeiro construindo em áreas públicas da capital.

Um dos pontos mais chamativos do projeto é a escultura “EU ❤ GOIÂNIA”, construída em concreto, com uma altura estimada em dois metros que será implantada na praça. A cor dos letreiros será branca e a do coração vermelha. A escultura também será voltada para a Rua 13.

Segundo o presidente da Comurg, Edilberto Dias, a Praça do Sol será a primeira em Goiânia a receber este tipo de material. Ele ainda acrescentou que novas vagas de estacionamento para portadores de necessidades especiais e idosos serão implantadas.

A Praça do Sol é uma das principais da região e recebe todos os domingos a Feira do Sol, conhecida nacionalmente pela variedade de mercadorias comercializadas.

Neste período de obras, a feira será realizada nas Ruas 13 e João de Abreu. A decisão foi acordada entre os feirantes e representantes da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT). “Nossa intenção é valorizar ainda mais o local que movimenta a economia da região. Além disso, a nova Praça do Sol será mais um cartão postal na cidade”, finaliza Dias.

Quando entregue, a praça continuará a abrigar a feira. (As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Goiânia)