23 de abril de 2016

Inaugurada 18ª Unidade Básica de Saúde (UBS) de Aparecida


Dezenas de moradores do setor Anhambi, Jardim Tiradentes e Jardim Cascata participaram da inauguração da 18ª Unidade Básica de Saúde de Aparecida. A inauguração oficial foi realizada na noite do dia 12 com a presença do prefeito Maguito Vilela e da secretária de Saúde, Vânia Cristina Rodrigues. A solenidade de entrega da unidade aconteceu na própria UBS que fica na Avenida 21 de abril, no Residencial Anhambi.

A UBS substituirá dois postos de saúde que funcionavam em casas alugadas no setor Jardim Tiradentes e Jardim Cascata. As equipes 7 e 39 que atendiam nesses bairros foram remanejadas para a UBS do Anhambi, que agora possui sede própria e toda estrutura necessária para abrigar as duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A unidade está equipada para atender com duas equipes de ESF, e a partir desta quarta-feira (13) já inicia o atendimento à população da região. Cada equipe tem capacidade para atender até 4 mil pessoas e conta com um médico, um enfermeiro, um odontólogo, um técnico de enfermagem e agentes comunitários. A unidade funciona das 8h às 17h, de segunda à sexta. 

“Até o final do ano entregaremos mais 12 unidades de saúde como essa do Anhambi, espalhadas pela cidade. Esse é o compromisso dessa gestão, garantir um futuro melhor com mais qualidade de vida para as futuras gerações, construindo escolas, unidades de saúde e tudo que os aparecidenses precisam”, ressaltou o prefeito Maguito Vilela.

Assim como a unidade do Jardim Boa esperança, inaugurada em dezembro de 2015, e a unidade do Pontal Sul 2, entregue em fevereiro de 2016, a UBS do Anhambi também é expandida, ou seja, conta com ambientes ampliados e diferenciados das outras unidades já construídas no município. O espaço possui um consultório multiprofissional, uma sala de acolhimento para pacientes sem agendamento, sala de inalação e local para procedimentos e observação.

“Apesar de não ser o perfil das Unidades Básicas de Saúde atender casos de urgência e emergência, a UBS Anhambi está equipada com monitor cardíaco, caso algum paciente com quadro instável chegue à unidade. Além disso, a sala de observação atenderá pacientes com dengue e outros que necessitam de estabilização enquanto aguardam encaminhamento adequado”, destacou a secretária Vânia Cristina.

As outras dependências da unidade seguem o modelo padrão das UBSs da cidade, que possuem farmácia, quatro consultórios médicos, sala de curativo, coleta, odontologia, vacina, almoxarifado, administração, arquivo, esterilização, guarda material, expurgo (sala para lavar instrumentos médicos), copa, banheiros adaptados, vestiários, recepção, Depósito de Materiais de Limpeza (DML) e estacionamento. 

A unidade tem 483,80 metros quadrados de área construída. Foram investidos R$ 512 mil do Governo Federal e aproximadamente R$ 364.552,06 mil contrapartida da Prefeitura de Aparecida para a construção da UBS, que é de porte II. “Agora teremos um espaço bonito, novo e com estrutura para atender nossa comunidade”, comemorou a auxiliar administrativo e moradora do Residencial Anhambi, Maria Carolina Oliveira Ramos.

Para o vereador e presidente da Câmara Gustavo Mendanha, que discursou representando todos os parlamentares na ocasião, a parceria do poder executivo, legislativo e governo federal é fundamental para construir uma cidade melhor. “A Secretaria Municipal de Saúde humanizou e melhorou muito o atendimento em Aparecida, todos reconhecem isso. A nossa cidade cresceu muito nos últimos anos, graças a uma gestão de parcerias, com excelente política fiscal e qualidade de vida para nossa população”, reiterou o vereador.