6 de fevereiro de 2016

Crescem opções de lazer nos bairros de Goiânia


As opções de diversão na Capital aumentam no ano que acaba de começar. E para aqueles moradores de bairros mais distantes do Centro, já existem locais na hora de passear ou mesmo praticar um esporte. O diretor de áreas verdes e unidades de preservação e conservação ambiental, Wilmar Iris, aponta que já em Goiânia 36 parques disponíveis. Mas, adianta que mais quatro estão para sair do papel em 2016.

“Os novos parques que vêm por aí serão na Vila Romana, no Parque Oeste Industrial, Jardim Nova Esperança e Setor Jaó”, revela. Atualmente, entre os bairros mais afastados e que contam com opção de praça, parque ou bosque estão, o Parque Municipal Itatiaia, que fica no Conjunto Itatiaia, Região Norte da capital, Vale dos Sonhos, Residencial Itaipu e Parque Municipal Baliza, no Conjunto Baliza, Região Sudoeste de Goiânia. 

Na Região Leste, Iris destaca como opção de lazer o Parque Carmo Bernardes, localizado no Parque Ateneu. Já na Região Noroeste, o Parque Boa Vista e o Brisas da Mata, este está em revitalização. “Toda a parte de iluminação, infraestrurura passam por melhoria”, enfatiza. 

No caso das praças com opções de academias ao ar livre, temos Setor Goiânia 2, no Parque Leonidio Ramos Caiado, Campinha das Flores, Macambira Anicuns e o tradicional Lago das Rosas, localizado em região nobre da cidade .

“Todos os locais construídos áreas de lazer são escolhidos a partir de reclamações e pedidos de associações de moradores, vereadores e da comunidade em geral”, explica Iris.

Atrações

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) pontua como principais pontos de lazer o Parque de diversões Mutirama e o Zoologico. Porém afirmam que o atual “point” da juventude goiana mesmo sem querer é hoje o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Palco de diversas atrações culturais, o Centro também é uma atração pela extensa área ao ar livre, muito utilizada para passeios de skates, patins, bicicleta e outras atividades de lazer.

Mas e nos locais mais afastados? Uma recente opção é hoje a Praça da Juventude do Setor Novo Horizonte. Com quadra de esportes e pista de skate a reportagem do O Hoje  conferiu grande número de visitantes que  passeam ou mesmo praticam esporte no local. Mas, o principal destaque é a pista de skate.

Frequentador assíduo, Pedro Henrique Quinta Costa, 15, comemora a nova pista. “Antes da construção desse parque tinha que ir até o setor Perim, Itatiaia ou Garavelo”, conta. Para isso, ele e os amigos gastavam tempo e dinheiro indo de ônibus. “Carona raramente conseguíamos. Apesar de termos a pista, ela precisa de melhorias”, diz o estudante Victor Pereira, 16. 

Segurança

Para Gabryel Wanuce, 15, o local é uma ótima opção de entretenimento para todos da região, mas a noite não é possível passear por lá, pois parte das lâmpadas estão queimadas. É o mesmo que reclamam Ramon dos Santos Alves e Leandro Junior, ambos com 13 anos, que adoram treinar na pista.

O aposentado Geminiano Santos, 62, e sua esposa Terezinha Santos, 62, contam que todos os dias passeiam pela praça.  Mas, confessam estarem chateado pelas pichações no local. “Alguns vêm só para denegrir o patrimônio”, relata. 

O subcomandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Valdimir Passos, assegura que trabalham ao máximo para garantir a segurança nos parques da cidade. “Não temos como colocar um efetivo permanente,  por isso, intensificamos o patrulhamento e onde foi possível colocamos câmeras, como no Parque Vaca Brava”, exemplifica. “Fazemos abordagens em pessoas com atitudes suspeitas. É enorme o número de armas brancas recolhidas”, completa. Mas orienta que as pessoas que se sentirem constrangidas pelos usuários drogas ou se sentirem inseguras podem e devem acionar a guarda.