24 de janeiro de 2016

Com maior volume de água em oito anos, previsão é de mais chuva no domingo


Entre os dias 18 e 20 de janeiro choveu 26,6% do volume esperado para todo o mês

Com chuvas que já atingiram 112% das expectativas para janeiro, o volume médio de água em Goiás entre os dias 18 e 20 chegou a 60,6 milímetros (mm), que equivale a 26,6% do esperado para o mês inteiro. Parte das regiões Sul, Central e Leste do Estado já superou os 100 mm de chuva nos primeiros 22 dias do ano.

No Sul goiano, já choveu acima do esperado para janeiro. Não chovia tanto assim há oito anos no mês de janeiro, desde 2008.

Rosidalva Lopes, superintendente de Políticas e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), informou que a temperatura máxima registrada em janeiro atingiu 36ºC e a mínima chegou a 0,7ºC, abaixo dos valores esperados para o mês.

A Zona de Convergência de Umidade do Atlântico Sul (ZCAS) continua a atuar em Goiás entre sexta-feira (22/1) e segunda (25), explicou Rosidalva. Um movimento de deslocamento para a região Norte pode trazer mais chuva até o dia 25 no Norte, Leste e parte a região Central de Goiás.

No restante do território goiano pode haver nebulosidade variável e pancadas pesadas de chuva. Uma pequena elevação da temperatura deve acontecer no Oeste e Sul de Goiás, com umidade relativa do ar nos casos mais baixos em torno de 50%.

Domingo

Neste domingo (24), a previsão é de chuva no Norte, Leste e parte da região Central do Estado.  Pancadas de chuva devem acontecer nas outras áreas de Goiás. Umidade acima dos 50% e temperatura deve ficar entre a mínima de 18ºC no Norte e a máxima de 33ºC no Oeste goiano.

Na capital, poucas nuvens e sol na parte da manhã, com aumento da nebulosidade a tarde e pancadas de chuva. A temperatura deve cair nessa madrugada para perto de 22ºC e a máxima chegar a 31ºC, de acordo com o Sistema de Meteorologia e Hidrologia de Goiás. (Com informações do Goiás Agora)