4 de novembro de 2015

UFG: Duas novas universidades federais serão criadas em Goiás


Anúncio foi realizado pelo reitor da UFG, Orlando Amaral, e pelo governador Marconi Perillo, após reunião com a presidente Dilma Rousseff

Os câmpus de Catalão e de Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG) serão transformados em duas novas universidades federais em Goiás. O anúncio foi feito pelo governador, Marconi Perillo, e pelo reitor da UFG, Orlando Amaral, nesta quarta-feira (4). A decisão foi tomada durante reunião do governador com a presidente Dilma Rousseff na tarde de hoje, em Brasília.

De acordo com Marconi Perillo, na reunião, a presidente informou que visitará Goiás no dia 19 de novembro, quando assinará a mensagem que será enviada ao Congresso Nacional informando especificidades da criação das novas universidades, inclusive orçamentos e projetos de criação de cargos necessários para a formação da estrutura física e acadêmica.

“Estamos extremamente felizes. Esta é uma data histórica, um sonho que se torna hoje realidade. Goiás era um dos poucos estados brasileiros que tinha apenas uma universidade. Isso era um problema, diante da importância do Estado”, afirmou Orlando Amaral.

Atualmente, os campus de Jataí e Catalão tem cada um mais de 3 mil estudantes e cerca de 20 cursos de graduação. De acordo com o reitor, os dois terão novos investimentos, mas valores ainda não foram divulgados.

De acordo com Marconi Perillo afirmaram que a formação de duas novas universidades em Goiás não agravará os problemas financeiros enfrentados pela UFG diante do corte de verbas. Segundo Amaral, inicialmente, a quantidade de estudantes continua a mesma e, por isso, a verba também permanece. Com isso, o campus de Jataí se torna Universidade Federal do Sudoeste e o campus Catalão, Universidade Federal do Sudeste.

Fonte: Jornal O Hoje