5 de novembro de 2015

Abaixo Assinado para eliminar a poluição visual na região central de Goiânia.


Assinando o presente documento, você está contribuindo decisivamente para o êxito da causa que o grupo "Loucos por Goiânia" assumiu em prol de Goiânia, a cidade de todos nós. 

A despoluição visual da região central da cidade beneficiará milhares e milhares de pessoas, como resultado do reequilíbrio do seu meio ambiente. Possíveis efeitos adicionais: renovação da imagem de Goiânia no cenário nacional; incremento do turismo na cidade, devido a redescoberta do seu relevante estilo arquitetônico; desenvolver a cidadania participativa; mobilizar pessoas para novos objetivos; estimular o "orgulho" dos habitantes pela cidade. 

Goiânia tem um diferencial que justifica amplamente a ideia de mostrar sua cara. A cidade possui um importante conjunto arquitetônico no estilo "Art Déco". Pode-se afirmar que Goiânia tem um dos principais conjuntos "Art Déco" do mundo, senão o principal. Contudo, o que deveria ser um privilégio para os habitantes e alvo da admiração de todos, moradores e visitantes, tornou-se uma desventura. Basta dizer que esse importante patrimônio arquitetônico está quase que totalmente coberto por placas, painéis, luminosos e similares. 

A poluição visual tomou conta da região central de Goiânia, destacando-se a área geográfica compreendida entre as Avenidas Paranaíba, Tocantins e Araguaia e a Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira - também conhecida como Praça Cívica. Preocupados com essa situação, moradores de Goiânia - quase todos descendentes diretos dos pioneiros da cidade - formaram o grupo "Loucos por Goiânia", com o objetivo inicial de trabalhar pela despoluição visual da área acima delimitada, que abriga boa parte das edificações no estilo arquitetônico mencionado. 

Conforme a Lei 6.938/81, Art. 3, III, a poluição degrada a qualidade ambiental, que direta ou indiretamente prejudica a saúde, a segurança e o bem estar da população, cria condições adversas às atividades sociais e econômicas, afeta a biota e as condições estéticas ou sanitárias do ambiente ou lança matérias ou energia em desacordo com os padrões estabelecidos. 

Assim como a poluição sonora, a poluição atmosférica (ar), da água, do solo, nuclear (radioativa), térmica e luminosa, a poluição visual também tem efeito negativo no equilíbrio do meio ambiente. Portanto, os problemas causadaos pela poluição visual não se limitam às questões estéticas. 

Assine e ajude Goiânia a mostrar sua verdadeira cara, especialmente aos mais jovens, que ainda não tiveram o prazer de conhecê-la.