16 de outubro de 2015

Sonho do Macambira Anicuns começa a se realidade


Durante a solenidade de inauguração da Avenida Parque e travessia da Avenida Trieste, que compõem as obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns, prefeito Paulo Garcia destacou que a execução do programa é a concretização de um sonho de toda a população da cidade

A alegria de ver o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) acontecer é unânime. Comunidade, vereadores, representantes da administração municipal e o próprio prefeito Paulo Garcia demostraram esse sentimento hoje destacando que a inauguração das obras do Puama é a realização de um sonho. 'Fico muito contente com a inauguração dessas obras no aniversário de Goiânia. Mais contente ainda por ter R$ 1 bilhão investidos em obras espalhadas pela cidade', destacou o prefeito.

Abrindo os discursos na inauguração da Av. Parque e travessia da Av. Trieste , o coordenador geral do Puama e presidente da Agência Municipal de Meio Ambient (Amma), Nelcivone Melo, destacou a importância do programa para a cidade. “A execução das obras do programa é um sonho que começou há décadas e que está sendo entregue pelo prefeito Paulo Garcia. É fruto do trabalho de uma gestão que está pensando no futuro e preparando projetos para outras gestões”, pontuou.

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira, destacou o privilégio de Paulo Garcia pelas grandes realizações na cidade. “Temos hoje um prefeito que está transformando a nossa cidade. Goiânia está no circuito das cidades ecologicamente corretas e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) disponibilizou recursos porque acreditou que essa obra seria concretizada.”

Melhor qualidade de vida

Promover a melhoria da qualidade de vida da população é uma das premissas da administração municipal e o Puama segue esse objetivo também. Tanto que a própria população reconhece esse empenho e já percebe, de forma clara, os benefícios proporcionados pelas obras inauguradas nesta sexta-feira. “Nós temos notado que os moradores abraçaram o parque, já estão usufruindo das ciclovias, das pistas de caminhada. É um passo muito importante para nós, pois as obras propiciam melhoria da mobilidade, ações de sustentabilidade e opçõe de lazer e convivência para a população”, destaca o presidente da associação de condomínios do Residencial Eldorado, Netanias Tomaz. Segundo ele, a execução dessas obras atende aos anseios da comunidade. “É uma luta antiga dos moradores que representa melhoria da mobilidade dessa região. São 20 condomínios com mais de 12 mil moradores que passam por aqui e mais a sobrecarga de mais de 100 bairros da região. Nós precisávamos de uma obra que desafogasse o trânsito da Av. Milão, jogando o fluxo de veículos para outras vias diminuindo, assim, o tráfego de lá.”

Já Olegário José Marinho, presidente da associação de moradores do setor Novo Horizonte, disse que se sente um pouco responsável por essa obra. Ele conta que ainda na gestão do ex-prefeito Pedro Wilson participou de reuniões de planejamento do programa, inclusive com a presença de representantes do BID, que disseram que o empréstimo somente seria concedido se houvesse um real interesse da comunidade. “Estou feliz demais, pois está tudo muito bonito e tenho certeza que vai melhorar muito. Essa nova passagem (a travessia da Av. Trieste) vai melhorar a vida de muita gente e vai promover uma integração maior entre os bairros, pois antes a gente tinha que ir até o Terminal Bandeiras para ter acesso ao Setor Celina Parque”.

Goiânia para hoje e amanhã

Durante a solenidade, o prefeito Paulo Garcia fez uma saudação especial a Pedro Wilson pelo que ele representa frente à concretização do Puama, pois foi na gestão dele que o programa começou a ser planejado. 'Minha primeira saudação é para o secretário Pedro Wilson, que primeiro pensou o Puama'. Em seguida, destacou que os próximos dias serão de várias comemorações, pois serão entregues grandes obras para a população. Quanto ao Puama, destacou que a obra fala por si. 'Eu não tenho muito o que falar. Esta área estava degradada, não havia ciclovia, não havia replantio de milhares de arvores do cerrado. Dizer o quê, se o que nós podemos vivenciar e nos apropriar já fala por si? Acreditar neste projeto é acreditar na cidade e nas pessoas.'
Parafraseando o Papa Francisco, Paulo Garcia ainda conclamou os moradores da região para que se apropriem do novo espaço. “A cidade é a casa de todos nós, cuidem daqui como se fosse a casa de vocês”, concluiu.

As obras

Nesta manhã foi feita a entrega da travessia da Av. Trieste e a implantação da Av. Parque. Obras que proporcionarão importante ligação entre os setores Novo Horizonte e Village Veneza, garantindo maior fluidez do trânsito na região sudoeste de Goiânia. As duas obras criam um novo corredor viário que beneficia, sobretudo, os moradores dos residenciais Eldorado e Granville e do Setor Rio Formoso, que terão acesso mais rápido à Avenida César Lattes, chegando com maior facilidade até outras importantes vias.

A Av. Parque foi construída sobre o antigo viveiro da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). No local, foram executados serviços de abertura de galerias de drenagem pluvial, terraplenagem, compactação do solo, pavimentação, arborização - de acordo com o Plano Diretor de Arborização Urbana de Goiânia - e a revegetação da Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Macambira com o plantio de mais de duas mil mudas de espécies nativas do Cerrado.
As duas obras integram um dos blocos do Setor 3 do Parque Linear, que foi dividido em onze trechos para melhor condução dos trabalhos, onde também será inaugurado um Núcleo de Estar contendo parque infantil, estação de ginástica, bebedouros, bicicletário e estacionamento com vagas especiais, além das pistas de ciclismo e caminhada que circundam o parque.

Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)