23 de outubro de 2015

Aniversariante, Goiânia recebe de presente 82 mil mudas de árvores


Iniciativa homenageia os 82 anos da capital que tornou-se referência verde no País

Sem a presença do prefeito Paulo Garcia (PT), acometido por crise renal, secretários, vereadores e centenas de servidores se reuniram no futuro Parque Cerrado, ao lado do Paço Municipal, para o plantio das primeiras de 82 mil mudas de árvores que Goiânia receberá até o fim do ano. A iniciativa homenageia a capital, que é referência brasileira em arborização e neste sábado (24) comemora 82 anos.
“O plantio tem efeito simbólico e pedagógico. Simbólico porque estamos dando mil mudas por cada ano de Goiânia e pedagógico por demonstrar a necessidade que o nosso ambiente tem”, explicou o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e coordenador do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Goiânia, Nelcivone Melo, representando o prefeito no evento que faz parte dos dez dias de comemorações do aniversário da cidade.

A área vizinha à sede da Prefeitura recebeu 10 mil mudas. Outras 15 mil serão plantadas próximo do aterro sanitário da capital e ajudará a proteger a nascente do Córrego Caveirinha. Assumindo o compromisso com a educação ambiental para as novas gerações, as escolas públicas do Município e do Estado também assumiram a empreitada e, respectivamente, plantarão 12.520 e 13 mil mudas até o final do ano letivo. As mais de 56 mil mudas restantes vão recompor algumas das 225 unidades de conservação de Goiânia – incluindo os 35 parques da capital.

“O legado de sustentabilidade do prefeito Paulo Garcia é irreversível. Basta acompanhar a sequência de inaugurações da administração que marcou os últimos dias para entender que os frutos que estamos colhendo é resultado do que plantamos desde o começo da gestão”, afirma Nelcivone, também coordenador das obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), que em outubro teve sua primeira remessa de inaugurações como as do Parque Ambiental Macambira (PAM) e do Parque de Vizinhança 2 (PV2).

Verde novo

Recentemente, parte da vegetação da área onde será o futuro Parque Cerrado, ao lado do Paço Municipal, sofreu queimadas criminosas. O presidente da AMMA ponderou que o plantio também significa resistência e enfrentamento à destruição ao meio ambiente. “Não é à toa que a sede administrativa de uma cidade como Goiânia está junto do bioma característico da nossa região, o Cerrado. A nossa resposta é a recuperação das áreas degradadas, o replantio, o desenvolvimento consciente, sustentável e a convivência pacífica e benéfica entre pessoas e meio ambiente”, pondera Nelcivone.

Em nome do governo estadual, o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha, sinalizou a cooperação do governo com as ações sustentáveis da Prefeitura. “Minha presença é para simbolizar a parceria do governo estadual com a administração municipal. Quero estar presente em todos os eventos (do Município) relacionados ao meio ambiente”, diz.

A agenda comemorativa do aniversário de Goiânia segue até domingo e o prefeito Paulo Garcia, que se recupera em casa, deve marcar presença nas atividades programadas para o final de semana, dentre as quais destaca-se a inauguração da Praça Cívica, às 17 horas deste sábado (24), logo após o passeio ciclístico, cujas inscrições (gratuitas) podem ser feitas através do endereço eletrônico

Fonte: Jornal O Hoje