3 de setembro de 2015

Prefeito visita obras do Parque Cascavel


Local está recebendo ações de engenharia para evitar degradação e assoreamento do lago

O prefeito Paulo Garcia vistoriou hoje, 02, os trabalhos de requalificação e reestruturação do Parque Cascavel, localizado na região Sudoeste de Goiânia. Acompanhado do secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Paulo César Pereira, Paulo Garcia conferiu o andamento das obras que visam eliminar a degradação existente no local e preservar o lago, evitando que ele volte a sofrer assoreamento.

'É uma ação planejada, um projeto executado em parceria com a Ademi, que visa resolver definitivamente os problemas do parque. Estou muito satisfeito com o que vi aqui hoje, um trabalho importante que, junto com as outras obras na cidade, segue a nossa determinação de tornar Goiânia uma cidade sustentável', falou Paulo Garcia.

As obras no Parque Cascavel tiveram início em junho com previsão de serem concluídas até o final do ano. Quem passa pelo local já pode perceber um novo cenário. Houve retirada do material sólido que assoreou o lago e a volta do espelho d'água.

O titular da Seplanh, Paulo César Pereira, coordenador dos trabalhos, explicou que as obras  contemplam três principais intervenções. Primeiro, a construção de uma barragem para reduzir a velocidade da água da chuva que chega ao lago. As chuvas com grande volume de água provocam o carregamento de material sólido e o depósito desse material no lago, causando o assoreamento. Se esse problema não for resolvido, nunca teremos um lago permanente no local”, pontuou, esclarecendo que está sendo feito também o trabalho de recuperação das tubulações de água de maior descarga à montante do parque e a estrutura de contenção do talude da Rua do Siri.

As obras estruturantes devem durar até o final do ano. “Assim que os serviços de estruturação forem concluídos, poderemos trabalhar a requalificação do parque de uma forma mais tranquila, sem nenhum problema de degradação”, afirmou o secretário. Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 6,5 milhões nas obras de requalificação e reestruturação do Parque Cascavel.

O trabalho no Parque Cascavel é uma ação conjunta da administração municipal - por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) - em parceria com a  Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO).

Fonte: Prefeitura de Goiânia