26 de agosto de 2015

Governador Marconi apresenta projeto Inova Goiás, que vai investir R$ 1 bi em tecnologia


Objetivo do projeto é fomentar a economia e elevar o Estado ao ranking dos que mais investem em inovação

Com o objetivo de inserir Goiás entre os três Estados que mais investem em inovação e fomentar a economia estadual, o governador Marconi Perillo (PSDB) anunciou o lançamento do Programa Estadual de Inovação e Tecnologia, o Inova Goiás.

Atualmente na 14º posição de investimentos no setor, o objetivo do tucano-chefe é investir R$ 1 bilhão até 2018 em ações que visam beneficiar 35 mil empresas no Estado. Deste valor total, o governo informa que a metade será formada por recursos novos, via aportes de fundos setoriais, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e empréstimos do BID.

O Inova Goiás já foi apresentado a técnicos do BID e recebeu aprovação preliminar da instituição financeira. O banco possui linhas de crédito para apoio a políticas de inovação no País.

No dia do lançamento do programa, marcado para 2 de setembro, será entregue a representantes da instituição, que virão a Goiânia, uma carta consulta referente a um financiamento de 70 milhões de dólares para modernização tecnológica dos mais de 40 Arranjos Produtivos Locais – APLs que já funcionam em Goiás.

A outra metade do valor total será composta por recursos do Tesouro estadual vinculados para ciência, tecnologia e inovação, já investidos em programas da Fapeg e UEG, por exemplo. Mas serão destinados exclusivamente para o Inova Goiás, por meio de uma conta centralizadora.

O Inova Goiás terá a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do vice-governador José Eliton (PP).

Fonte: Jornal Opção