25 de agosto de 2015

Calor e sequidão até o fim de agosto em Goiânia e chuva em outras regiões de Goiás


Altas temperaturas e baixa umidade do ar permanecem até o final de agosto. Pancadas de chuva podem ocorrer ainda esta semana nas regiões Sul e Oeste do Estado

Quando o escritor gaúcho Caio Fernando Abreu escreveu a crônica “Sugestões para Atravessar Agosto”, ele disse que para suportar o oitavo mês do ano era “preciso antes de mais nada paciência e fé”. O escritor com certeza não falava do tempo, mas sua constatação cairia muito bem nestes dias que os goianienses e goianos têm vivenciado. É preciso ter, realmente, muita paciência para atravessar os dias quentes e secos desta época do ano em Goiás.
De acordo com Rosivalda Paz, superintendente de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento de Goiás, agosto é o mês mais quente e mais seco do ano, segundo a climatologia da nossa região. E a tendência, conforme ela explicou ao O Hoje nesta terça-feira (25), é que o tempo deve permanecer desagradável até o final do mês.

Nesta quarta-feira (26), por exemplo, a temperatura pode chegar a 35º C na capital, 38º C na Região Norte do Estado e 39º C na Cidade de Goiás.  A umidade relativa do ar nestas regiões deve ficar entre 12 e 15%.

Ainda segundo Rosivalda Paz, nos dias 27 e 28 pode haver pancadas de chuvas nas cidades das regiões Sul e Oeste, na divisa de Goiás com Mato Grosso. Essa possibilidade de chuva pode ocorrer devido a uma frente fria vinda do Sul do Brasil. E o tempo só deve melhorar em meados de setembro.
Fonte: Jornal O Hoje