16 de julho de 2015

Assinada ordem de serviço para instalação do teleférico do Mutirama



Prefeitura também começa as obras para construção de uma praça na parte superior do túnel da Avenida Araguaia. As novas atrações do parque devem ser inauguradas no aniversário de Goiânia

O presidente Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Sebastião Peixoto, assinou nesta quinta-feira, 16, ordem de serviço para a instalação do teleférico do Parque Mutirama e criação do espaço de convivência sobre o túnel da Avenida Araguaia. As intervenções contemplam mais uma etapa do projeto inicial de integração do Mutirama ao Parque Botafogo, uma das maiores áreas verdes do município, com 172 mil metros quadrados. As obras começam na próxima segunda-feira, 20, e a previsão é que sejam finalizadas no aniversário de Goiânia, quando a Prefeitura pretende inaugurar as novas atrações.

O teleférico - meio de transporte aéreo por cabo - terá 500 metros de extensão e dez cabines, sendo que cada uma comportará seis pessoas. Uma das cabines será montada especialmente para carregar a tocha olímpica, que passará pela capital goiana no mês de maio de 2016. As duas estações de embarque e desembarque já estão prontas, assim como o sistema elétrico e o de transmissão com cabos de aço. Nesta nova etapa, será instalado o sistema de automação, controlado a partir de uma central totalmente informatizada.

A parte superior do túnel da Avenida Araguaia abrigará uma praça. As obras também terão início na próxima semana e transformarão o local em uma área de convivência entre os frequentadores do parque. O novo espaço terá quadras para esportes de pequeno impacto, quiosques e floreiras. Sebastião Peixoto disse que as novas atrações do parque Mutirama devem ser inauguradas no dia 24 de outubro. “Essa é a orientação do prefeito Paulo Garcia, que quer dar mais este presente aos goianienses”, afirmou.

O Mutirama é um dos mais representativos parques públicos temáticos do país. Após a conclusão, em 2012, da primeira grande reforma realizada desde a inauguração, em 1969, o parque de diversões foi modernizado e teve seu espaço físico ampliado. Com 27 atrações em pleno funcionamento, o local chega a receber cerca de 10 mil pessoas nos finais de semana.

O passaporte, com valor de R$ 16, dá acesso ilimitado ao complexo durante todo o horário de funcionamento, Crianças de até três anos são isentas da cobrança de ingresso para o centro de entretenimento, e as com idades entre quatro e 12 anos pagam preço promocional de R$ 8. Estudantes com mais de 13 anos e idosos pagam meia entrada. O Mutirama está localizado em área de nove hectares no Centro de Goiânia, na confluência entre as avenidas Independência, Araguaia e Contorno.

Valéria Almeida, da Diretoria de Jornalismo – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: Prefeitura de Goiânia