20 de junho de 2015

Ônibus vão circular diariamente por 24 horas para atender romaria do Divino Pai Eterno


Operação especial do transporte coletivo se inicia no dia 26 de junho e segue até 5 julho, data de encerramento do evento. O atendimento acontecerá entre os terminais Padre Pelágio e Trindade, via Eixo Anhanguera

O transporte coletivo vai circular 24 horas por dia entre Goiânia e Trindade durante a romaria do Divino Pai Eterno, que se inicia na próxima sexta-feira, 26. A operação especial acontecerá por dez dias para atender aos visitantes da tradicional festa de Louvor ao Divino Pai Eterno, considerada a maior da região Centro-Oeste.

Até o dia 5 de julho, as viagens serão realizadas pelos ônibus articulados do Eixo Anhanguera, que vão sair do Terminal Padre Pelágio, em Goiânia, seguindo até o Terminal de Trindade, a 25 quilômetros da Capital. O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Guimarães Ulhôa, diz que a frota operacional também foi ampliada para garantir mais conforto e comodidade às pessoas que optarem pelo transporte coletivo. No período do evento, 50 ônibus articulados vão atender prioritariamente a cidade de Trindade.

Segundo o presidente da CMTC, o intervalo das viagens, que em dias normais é de oito em oito minutos, também foi alterado para dar mais agilidade aos romeiros. Na operação especial, os ônibus do Eixo Anhanguera vão sair dos terminais – Padre Pelágio e Trindade – com intervalos flexíveis, que podem chegar a um minuto. “Dessa forma, a largada dos veículos acontecerá de acordo com a chegada dos passageiros nas plataformas de embarque dos dois terminais”, afirma Ulhôa.

O diretor técnico da CMTC, Sávio Afonso, explica que a operação especial foi elaborada, em parceria com a Metrobus e Consórcio RMTC, em função do elevado números de pessoas que são atraídas à Capital e Trindade devido à grandiosidade da romaria. No ano passado, o evento religioso recebeu cerca de 2,5 milhões de visitantes.

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que também é o atual presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), afirma que quem optar pelo transporte coletivo terá um bom atendimento. Segundo ele, a orientação é dar total atenção aos visitantes de Trindade, que promove uma das maiores romarias do País e colabora para manter vivas as manifestações religiosas e culturais do povo goiano.

No último final de semana da romaria, dias 4 e 5 de julho, quando a concentração de pessoas tende a ser maior, a frota operacional do transporte coletivo terá o reforço de 30 ônibus convencionais, que serão cedidos pelo Consórcio RMTC para a operação no Eixo Anhanguera. Os veículos, que vão complementar os serviços prestados pela frota da Metrobus, serão utilizados de acordo com a demanda apresentada nestes dias tanto para a ida a Trindade quanto o retorno à Capital.

A venda dos bilhetes Sitpass e as recargas dos cartões Integração e Fácil também serão reforçadas nos terminais. O diretor técnico da CMTC, Sávio Afonso, orienta a população a adquirir o bilhete Sitpass ou realizar a recarga dos cartões Fácil e Integração com antecedência para facilitar a viagem.

Por Lourdes Souza, da editoria de Transporte - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: Prefeitura de Goiânia