29 de maio de 2015

Primeiro trecho do BRT fica pronto em 60 dias


O primeiro trecho do BRT Goiás Norte-Sul, que terá 4,5 quilômetros de extensão e ligará a Praça do Violeiro até o Terminal Rodoviário de Goiânia será entregue dentro de 60 dias. Essa pelos menos foi a promessa feita ontem pelo prefeito Paulo Garcia durante vistoria das obras. Quando for totalmente concluído o BRT ligará o terminal Recanto do Bosque na Região Norte da Capital ao Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia.

O prefeito acompanhou os trabalhos em um trecho próximo à Praça do Violeiro no Setor Urias Magalhães. Lá foi retirado o meio-fio e o asfalto estava sendo recolhido ontem de manhã. “Vocês vejam que já estamos na fase de preparação do solo para concretagem”, enfatizou o prefeito.

Este trecho da pista central, utilizado pelo transporte coletivo, foi fechado. Com isso, os ônibus estão dividindo o espaço com os automóveis nas pistas laterais. O canteiro central da Avenida Goiás Norte, próximo ao hipermercado Atacadão também já recebe intervenções. Neste local, a grama foi retirada e a demarcação das intervenções está sendo feita. Por enquanto, os transtornos são pequenos, apenas em alguns trechos uma das faixas da avenida chega a ser interditada, o que não tem tumultuado o trânsito.

Paulo Garcia ainda fez questão de garantir que a construção não será interrompida por falta de recursos. O anúncio foi feito após o governo federal divulgar uma contenção de despesas de R$ 69,9 bilhões no orçamento de 2015 na última sexta-feira (22). “Não há nenhuma previsão de corte das obras que serão executadas por parte do município. O contingenciamento federal não deve nos atingir com relação às obras já contratadas”, ressaltou.

Outro passo importante na implantação do Corretor BRT Goiás Norte-Sul será a construção da trincheira entre as avenidas Rio Verde e Tapajós. Isto deve acontecer em até 30 dias conforme previsão do coordenador da obra, Ubirajara Abbud. Pelo projeto ainda estão previstas mais duas trincheiras, uma na Rua 90 com a Avenida 136 e outra na Avenida Goiás Norte com a Perimetral Norte.

Previsão

Garcia fez questão de reforçar ontem que não deve haver atrasos na execução do corredor, assim este será concluído em “18 meses”. A previsão é que o BRT atenda 120 mil passageiros por dia de 148 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Serão 28 veículos, 39 estações e a expectativa é que a velocidade média do percurso, hoje em 14 km/h passe para 25 km/h. O custo das intervenções é de R$ 242,4 milhões.

Fonte: Jornal O Hoje