9 de maio de 2015

Desvio da BR-153: Ministro dos Transportes lançará obras na BR-153


O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, confirmou que estará em Goiânia na próxima terça-feira (12) para anunciar o início das obras de construção do desvio da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia e Aparecida de Goiânia.

A obra desviará o tráfego da BR-153 na altura do Postão Aparecida e retomará a pista próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e terá cerca de 40 quilômetros. Pelo traçado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o desvio passará atrás do Jardim Mariliza e do Autódromo Internacional de Goiânia.

A obra de mais de R$ 151,4 milhões estava prevista desde a concessão da via para a Triunfo/Concebra. O projeto vinha sendo desenvolvido pelo Dnit desde 1998, mas a empresa já admitiu que poderá fazer alterações.

O anúncio do ministro aconteceu durante uma audiência realizada na terça-feira (5), em Brasília, para discutir a construção de outras obras na BR-153, o próprio ministro confirmou que virá a Goiânia para vistoriar trechos da via onde a prefeitura de Aparecida quer a construção de pontes e viadutos. Além do prefeito, Maguito Vilela o encontro teve representantes da prefeitura de Goiânia e do governo do Estado.

A realização da obra é um compromisso assumido pela Triunfo/Concebra à época do anúncio da concessão que ocorreu no final de 2013. A medida visa retirar do perímetro urbano o tráfego de veículos pesados, o que deve desafogar a BR-153 que tem trânsito lento e congestionamentos nos horários de pico.

A expectativa é que o ministro também autorize a construção de dois viadutos e quatro pontes no perímetro urbano da BR-153. De acordo com a prefeitura de Goiânia, as obras devem ser construídas com cerca de R$ 430 milhões arcados pela Triunfo/Concebra.

Os dois viadutos serão na entrada do Parque das Laranjeiras – onde é frequente a ocorrência de congestionamentos – e outro para ligar o centro de Aparecida à Região Leste da cidade, onde ficam bairros como o Setor Retiro do Bosque e Vila Souza. As quatro pontes ficarão na baixada do Country Club.

Fonte: O Hoje