29 de abril de 2015

Cais Garavelo fecha as portas em definitivo: UPA 24h do Buriti Sereno substituirá Cais


O cais Garavelo será interditado a partir de amanhã (30). Pacientes serão transferidos para outras unidades. A população deve procurar o Cais Colina Azul, Nova Era e UPA 24h do Brasicon, até a inauguração da UPA 24h do Buriti Sereno, que substituirá o Cais.

Aparecida de Goiânia, 29 de abril de 2015 - O Cais do Setor Garavelo será interditado a partir das 18 horas do dia 30 de abril (quinta-feira) em cumprimento a decisão judicial requisitada pela superintendência regional do Trabalho e Emprego, em Goiás. A informação foi comunicada oficialmente à população, na manhã desta quarta-feira (29), pela secretária municipal de Saúde Vânia Cristina Oliveira, por meio de coletiva de imprensa realizada na própria unidade.

Com a interdição da unidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) irá transferir todas as atividades, que eram realizadas no Cais Garavelo, para a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do setor Buriti Sereno, que será entregue em maio. Até a inauguração da UPA, os atendimentos de urgência e emergência serão realizados na UPA do setor Brasicon, no Cais do Colina Azul e no Cais Nova Era. A SMS vai colocar pelo menos mais dois médicos nessas unidades, além de enfermeiros, para atender a demanda extra.

“A partir das 18 horas começaremos a restringir os atendimentos no Cais Garavelo para que tenhamos condições de remanejar todos os pacientes que estão aqui para a outras unidades de emergência, até à meia noite”, esclareceu a secretária municipal de Saúde, Vânia Cristina.

A UPA do Buriti Sereno fica próximo ao setor Garavelo, cerca de dois quilômetros do Cais Garavelo, ou seja, a unidade terá condições de atender toda região. Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento atenderá pacientes de alta complexidade, por ser uma unidade de porte 3, que segue os padrões determinados pelo Ministério da Saúde.

“A UPA terá capacidade de atendimento bem maior que o Cais, leitos mais estruturados e alas de reanimação. Enquanto isso, estamos orientando os pacientes a procurar nossas outras unidades de emergência, nenhum paciente ficará desassistido”, garantiu a secretária de Saúde, durante a coletiva de imprensa.

O fechamento do Cais foi solicitado, à Justiça, pela superintendência regional do Trabalho e Emprego de Goiás em setembro do ano passado. Desde então, a unidade estava realizando apenas atendimento de urgência e emergência. Segundo a SMS a Prefeitura recorreu da decisão por entender que a população não podia ficar sem atendimento, já que a UPA ainda estava em fase inicial de construção. A justiça deu o prazo até dia 30 de abril para a interdição da unidade, por isso, a interdição da unidade a partir desta quinta-feira (30).

Questionada sobre o que será feito com o Cais, Vânia Cristina explicou que o prédio será devolvido à administração municipal. “Este espaço do Cais é uma praça pública a atual gestão vai revitalizar todo o local, aproveitando o máximo da construção já existente, mantendo por exemplo o SAC”, explicou Vânia Cristina.

É importante lembrar a população, que os atendimentos dos casos com suspeita de dengue serão realizados provisoriamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Buriti Sereno, das 8 às 18 horas. Confira abaixo todos os endereços das unidades que atenderão a demanda do Cais Garavelo até a inauguração da UPA 24h do Buriti Sereno.

UPA -  A Unidade de Pronto Atendimento do Buriti Sereno está em fase de acabamento e será entregue até final de maio. São R$ 4,2 milhões de investimentos oriundos do governo federal e contrapartida da Prefeitura. O espaço está sendo construído nos mesmos moldes da UPA do Brasicon, entregue em 2012 pelo prefeito Maguito Vilela e o então Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

As Unidades de Pronto Atendimento realizam atendimentos de urgência e emergência de alta-complexidade, diretamente ligado ao SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Outra UPA está sendo construída no Parque Flamboyant, em Aparecida, e deve ser entregue ainda este ano.

Atendimentos de urgência e emergência serão realizados nas unidades: 

Cais Nova Era – Avenida São João, número 111, Jardim Nova Era, ao lado do Terminal Cruzeiro, Aparecida de Goiânia.

Cais Colina Azul -  Rua das Gaivotas, número 161, setor Colina Azul, ao lado do Laboratório Saúde, Aparecida de Goiânia.

UPA Brasicon - Avenida das Acácias esquina com Rua Chile, Setor Brasicon - Aparecida de Goiânia

UPA 24h Buriti Sereno -  Rua Barão de Mesquita, APM 8, próximo Fórum do Garavelo. Acesso pela Avenida Igualdade e Avenida Atlântica.

Atendimento para casos com suspeita de dengue:

UBS Buriti Sereno -  Praça Belmonte APM 8, quadra 13 A, Buriti Sereno, Aparecida de Goiânia.


Fonte: Prefeitura Aparecida de Goiânia