4 de março de 2015

Goiânia: Tratamento do xeroderma pigmentoso no HGG será destaque no Discovery Channel


Os pacientes que fazem tratamento do xeroderma pigmentoso no Hospital Alberto Rassi – HGG serão destaque no canal internacional de TV fechada Discovery Channel. A produtora do programa Meu Corpo, Meu Desafio, exibido em temporadas, vai acompanhar a rotina dos portadores da doença que vivem na comunidade de Araras, localizada no município de Faina. A equipe do canal estará no HGG nesta quarta-feira, dia 4, para mostrar o atendimento ambulatorial e multiprofissional ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para esses pacientes.

O programa, que se concentra na história de vida e na trajetória médica de pacientes com doenças raras em todo o mundo, será exibido a partir de setembro de 2015 em todos os continentes. De acordo com a produtora assistente do Meu Corpo, Meu Desafio, Maria Luisa Alves, a equipe está interessadíssima em abordar o tema e mostrar as ações que são realizadas pelo HGG para os portadores da doença. “Nossa intenção é mostrar como a equipe do HGG está possibilitando uma melhora na qualidade de vida dos pacientes já afetados pela doença e também oferecendo prevenção àqueles que estão sendo identificados como portadores do gene causador da enfermidade”, disse.

No HGG, as filmagens vão se concentrar nas consultas dos pacientes com os profissionais e também serão realizadas entrevistas com alguns médicos envolvidos no tratamento. Além do HGG, o Hospital Materno Infantil (HMI) já foi destaque no canal, quando o programa abordou a questão de gêmeos siameses.

Esta não é a primeira vez que os pacientes que fazem tratamento contra o xeroderma pigmentoso no HGG são destaque nos noticiários mundiais. Em maio do ano passado, a agência internacional de notícias Associated Press também abordou a rotina dos pacientes que vivem na comunidade de Araras e a questão foi repercutida por outros meios, como os nacionais UOL, R7, BOL, e internacionais Washington Post, NY Daily News, ABC12 e outros.

Referência

O Hospital Alberto Rassi – HGG é, atualmente, o único centro de referência no tratamento de xeroderma pigmentoso no Centro-Oeste. A seção de Dermatologia atende crianças, jovens, adultos e idosos. O acompanhamento é multiprofissional e conta também com profissionais da Odontologia, Psicologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, entre outros.

Fonte: Goiás Agora