14 de março de 2015

Goiânia é a 5ª melhor capital do Brasil para criar filhos, afirma estudo


48 quesitos foram usados para definir ranking

Goiânia é a 5ª melhor capital brasileira para criar os filhos, segundo pesquisa realizada pela Delta Economics & Finance para a Revista Exame. O estudo ainda definiu a capital brasileira como 14ª melhor cidade do Brasil também para se criar filhos.

O município obteve 32,05 pontos, 66,78% do total, e ficou na frente de cidades como Brasília, Porto Alegre, Guarulhos, Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo e Uberlândia.

Foram analisados 48 fatores determinantes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, saúde, educação, economia e domicílios. O IDH da Região Metropolitana, medido em novembro de 2014, é o sétimo melhor entre as capitais brasileiras.

No entanto, o destaque na nota de Goiânia ficou com o índice de governabilidade, que obteve nota máxima. Neste quesito, foram avaliados a elaboração da Agenda 21, do Plano Municipal de Política para as Mulheres e do Conselho Municipal de direitos da mulher.

Já o quesito domicílio avalia o porcentual da população que vive em residências com água encanada, banheiro, coleta de lixo, energia elétrica, abastecimento de água e esgoto adequados. A nota de Goiânia nesta parte da pesquisa foi de 4,81, de um total de cinco pontos possíveis.

Confira abaixo as notas obtidas por Goiânia:




Fonte: A Redação