4 de fevereiro de 2015

Sem frentes frias GO fica sem chuva


Janeiro e fevereiro são meses em que o goiano sai de casa pela manhã com o céu limpo, mas carrega sempre consigo o guarda-chuva, pois uma coisa é certa: mais tarde vai chover. Porém, 2015 está quebrando esta tradição.

O clima que predomina atualmente em Goiás não produz frentes frias; elas costumam vir da Amazônia e do Sul. Entretanto, essas regiões ou não estão produzindo o fenômeno ou eles não estão chegando a Goiás. Ainda segundo o Simehgo, as nuvens que têm se formado no Estado não são nuvens de chuva.

A ocorrência de chuvas em janeiro já foi baixa comparada com o normal. Esperava-se que chovesse 270 mililitros de água, mas esse número ficou em 44 mm. Segundo informações do Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (Simehgo), o problema da falta de chuvas em Goiás está sendo causado por fenômenos climáticos que impediram a entrada de frentes frias e umidade.

Pancadas

O céu chega a escurecer, mas, no máximo, acontecem pancadas de chuva que duram poucos minutos, causando mais estragos, como quedas de árvores, do que benefícios. A previsão, de acordo com o Simehgo, é que até o dia 18 ocorram apenas pancadas de chuvas em Goiás. Especialistas do órgão ainda alertam que, caso não chova de forma satisfatória nos próximos meses, o período de seca este ano será ainda mais rigoroso.

Fonte: Jornal O Hoje (Karla Araujo)