3 de fevereiro de 2015

Prefeitura começa multar quem jogar lixo e entulho nas vias públicas


A partir desta segunda-feira, 2, dez fiscais da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) estão a disposição da Comurg e já estão multando o morador que jogar lixo e entulho nas vias públicas da cidade de forma irregular ou fora do horário da coleta. Esta ação é resultado do convênio firmado entre a Companhia de Urbanização de Goiânia e AMMA. O objetivo é aperfeiçoar a fiscalização e favorecer a limpeza e higienização da cidade.

Agora, os agentes da Comurg que faziam apenas a orientação sobre os dias e horários da coleta farão notificações administrativas. E se, no prazo estabelecido pelo órgão, o morador não retirar o seu resíduo, o fiscal da AMMA irá gerar a autuação. De acordo com o Código de Posturas do Município, o descarte de resíduos em via pública ou em terrenos é crime e a multa pode variar de R$ 42,75 a R$ 5 mil reais.

Os fiscais ficarão a disposição da Comurg e acompanharão as equipes de orientação e fiscalização da Companhia no dia a dia. Todos os tipos de descartes irregulares serão fiscalizados: entulho, lixo mal acondicionado ou depositado fora do horário da coleta e lotes em situação de abandono.

De acordo com o presidente da Comurg, Ormando José Pires, na Capital é gerado cerca de 1.400 toneladas de lixo orgânico e 3.500 de entulho, destes a companhia consegue recolher apenas 1.500. “Nenhum tipo de material pode ser descartado em ruas ou calçadas. É obrigação da Prefeitura recolher apenas o resíduo gerado pela dona de casa, resíduo comum. Galhos, limpeza de quintal, entulhos e restos de construção é atribuição de quem gera”, explicou o presidente.

A expectativa é que com esta medida, o cidadão fique mais consciente e faça o descarte correto do entulho. A Comurg orienta que o ideal é procurar empresas de containers credenciadas na AMMA para realizar o descarte do material corretamente.

O gerente de Controle de Fiscal da AMMA, Sócrates Randal, acredita que esta iniciativa terá efeito multiplicador na comunidade, e tão logo, a cidade verá os resultados.

Os dias e horários da coleta estão disponíveis no site http://www.goiania.go.gov.br, ou o cidadão pode contatar pelos telefones 156 ou 62-3524-8555 e pelo aplicativo whatsApp 62- 8596-8555.

Fonte: Portal 730