11 de fevereiro de 2015

Fundação pede autorização para abrir Faculdade da Polícia Militar - FPM


A iniciativa da Fundação Tiradentes, de buscar junto ao Ministério Público Estadual, ao seu Conselho de Curadores e junto ao Ministério da Educação - MEC,  autorização para abrir em 2015 uma faculdade com cinco cursos superiores, chamada Faculdade da Polícia Militar - FPM, foi elogiada pelo comandante-geral da corporação, coronel Sílvio Benedito.  O anúncio foi aplaudido pelos militares que lotaram, o auditório da fundação, em evento de passagem de comandos, prestigiado pelo secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita.

O processo para obter a autorização foi iniciado há cerca de um mês seguindo a orientação de uma consultoria especializada. Os protocolos tramitam no MEC e há previsão de inspeção no final do semestre.

O perfil da FPM indica que ela deverá ser a primeira instituição do gênero no Brasil, privada, mas de âmbito estadual e para militares e civis, se inspirando na qualidade do ensino e na disciplina existentes em instituições militares federais como Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA e o Instituto Militar de Engenharia - IME, assim como nos Colégios Militares de Goiás.

A Fundação Tiradentes, pessoa jurídica responsável pela FPM, é uma consolidada organização do Terceiro Setor, segmento social que pratica ações filantrópicas. Nasceu em 15 de julho de 2003 e tem suas atividades acompanhadas por um conselho, passando por órgão do Ministério Público que aprova suas contas anualmente.

Cursos – A solicitação encaminhada ao MEC prevê autorização para que a FPM inicie oferecendo os cursos de Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem e Gestão em Segurança Pública. A meta da instituição, contudo, é oferecer vários outros cursos gradativamente, entre eles graduações, extensões, pós-graduações, mestrados e doutorados.

A Fundação Tiradentes é a mantenedora do Hospital do Policial Militar - HPM que será disponibilizado como hospital-escola. Esse detalhe importante foi enfatizado pelo comandante-geral ao anunciar a intenção da fundação de implantar também um curso de Medicina. A meta é para que esta graduação seja oferecida até 2019. O HPM vai abrigar no mínimo cinco laboratórios, além do já existente na unidade.

Troca de comando

Na solenidade de Passagem dos Comandos Regionais da Polícia Militar do Estado de Goiás - CRPM-GO, também estavam o Subcomandante Geral da Polícia Militar, Coronel Juraí Alves de Sousa e o Chefe do Estado-Maior, Coronel Victor Dragalzew Júnior.

Assumiram comandos:

Coronel Alexandre Teixeira Cândido: comando do 4º CRPM-GO, localizado na Cidade de Goiás

Coronel Juverson Augusto de Oliveira: Corregedoria da PMGO

Coronel Walter Azeredo Veríssimo: 7º CRPM-GO localizado em Iporá

Coronel Vitor Hugo Benevides de Sousa: 5º CRPM-GO, em Luziânia

Coronel Mauro Sales de Araújo: permanece no 2ª CRPM-GO, localizado em Aparecida de Goiânia

Marília Assunção
Coordenadora de Comunicação

Fonte: Fundação Tiradentes