10 de fevereiro de 2015

Empresa chinesa realiza testes com ônibus elétrico em Goiânia


Veículo opera no transporte coletivo da cidade

A empresa chinesa BYD faz testes com um ônibus elétrico em Goiânia desde o início deste mês de fevereiro. O veículo circula na capital e fará cerca de 14 viagens por dia na linha 025 (Terminal Bandeiras / T-63 / Terminal Isidória) durante 30 dias.

Com foco na sustentabilidade ambiental, a BYD fez uma parceria com a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). O ônibus, 100% movido a energia elétrica, já é testado em algumas cidades brasileiras, com o objetivo de viabilizar sua comercialização no país.

Segundo o diretor de marketing e relações governamentais da BYD no Brasil, Adalberto Maluf Filho, a expectativa da empresa é instalar uma fábrica em Campinas (SP) e começar a produção dos veículos até 2016.

Segundo a RMTC, a comercialização no Brasil depende de adequações e de incentivos do Poder Público. Os ajustes tornariam a venda econômica e operacionalmente viável.

Veículo
O modelo testado em Goiânia é o K9, o primeiro em todo o mundo a ser produzido em escala comercial e ainda é líder de vendas. O K9 também é o único movido por baterias de fosfato e ferro, que hoje são consideradas as mais limpas e seguras do mundo.

Segundo a marca, as baterias se traduzem em eficiência energética e autonomia de até 250 km por carga. Os motores embutidos nas rodas também proporcionam um desempenho melhor, além de acessibilidade, manutenção simplificada e emissão de zero poluentes.

Fonte: A Redação