23 de fevereiro de 2015

Deputado com votação recorde pede ideias para aplicar R$ 10 mi


Delegado Waldir Soares (PSDB) diz que vai investir dinheiro naquilo que goianos indicarem; verba é destinada a obras e projetos públicos no Estado de cada político

Eleito o deputado federal mais votado da história de Goiás, o delegado Waldir Soares (PSDB) lançou uma consulta popular em seu perfil no Facebook para saber como devem ser gastos os R$ 10 milhões a que tem direito como parlamentar, para aplicação em obras no Estado.

Segundo o político, essa é uma maneira do cidadão ver de maneira direta, onde são investidos os impostos que paga. “Meu compromisso é com o povo, então ele tem que me dizer onde investir essa verba”, disse.

O dinheiro é proveniente do chamado Orçamento Impositivo. Anualmente, deputados e senadores incluem na previsão de gastos da União do ano seguinte, obras e projetos para os seus estados – as chamadas emendas parlamentares. Esta é a forma mais direta de se fazer uma obra no local onde foram eleitos. Assim, o governo é obrigado a custear projetos individuais dos parlamentares.

O deputado afirma que muitos parlamentares usam essa verba para beneficiar grupos que custearam e apoiaram a campanha política. No entanto, ele “não tem rabo preso com ninguém” e são os próprios eleitores que devem definir o destino da verba.

“Por determinação do governo, 50% dessa verba tem que ir para a saúde. Mas quem escolhe se essa porcentagem vai ser usada para a construção de um hospital em um bairro ou um Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais) em outro, para reforma de um postinho, isso quem vai definir é a população”, garantiu.

Sempre participativo nas redes sociais, mesmo antes de sua candidatura, delegado Waldir diz que essa é uma forma de se mostrar transparente e próximo de seu eleitorado. “Quem está junto do cidadão, tem mais credibilidade. Além disso, acho que sou o primeiro deputado a fazer uma campanha assim na internet para que os eleitores decidam de maneira direta onde será aplicada a verba”, afirmou.

Os deputados e senadores têm até amanhã para elaborar e apresentar as emendas parlamentares, mostrando onde o dinheiro será investido. Ainda segundo o parlamentar, assim que os projetos forem definidos, eles serão publicados em suas redes sociais para que os eleitores continuem acompanhando de maneira transparente sua atuação.

Com os slogans de campanha “Tolerância Zero” e “45 do calibre e ‘zero-zero’ da algema para o bandido”, o delegado Waldir diz que pretende defender os interesses dos goianos principalmente no ramo da segurança pública. “Claro que teremos outros temas para tratar, mas esse é onde tenho experiência e vou dar contribuições positivas”, disse.

O delegado Waldir Soares (PSDB) recebeu 274.625 votos na última eleição, se tornando o deputado federal mais votado da história de Goiás. Com a campanha voltada ao tema da segurança pública, ele atribui a vitória a sua experiência profissional e a proximidade com os eleitores. “Isso é uma resposta à crise política e de segurança que vivemos. As pessoas me conhecem, sabem do meu trabalho e sabem que vou representá-las. Eu traduzo o que o povo pensa”, disse o delegado, na ocasião. (Com informações do G1 Goiás)

Fonte: DM