16 de fevereiro de 2015

Cadastrados já podem usar o Passe Livre Estudantil


Os estudantes que se cadastraram ou recadastraram no programa Passe Livre Estudantil (PLE) até o dia 5 de fevereiro já contam com seu saldo disponível para uso. Até aquela data, foram 17.590 inscritos, totalizando 839.963 passagens. “Esse benefício contribui enormemente para evitar a evasão escolar. Qualquer medida feita para auxiliar o estudante, como a isenção da tarifa do transporte coletivo, vai gerar índices cada vez melhores para a Educação no Estado de Goiás”, destaca o secretário de Governo, Henrique Tibúrcio.

O Passe Livre Estudantil assegura ao estudante, de qualquer idade, duas viagens gratuitas de transporte coletivo por dia, para ir e voltar da instituição de ensino. O estudante pode ser contemplado com até 48 viagens mensais, fornecidas de acordo com os dias letivos de cada instituição de ensino. O programa, de responsabilidade da Secretaria de Governo, é exemplo de priorização da educação, valorização do estudante e inspiração para outros estados.

O secretário Tibúrcio, ressalta que “a grande procura já nos primeiros dias demonstra o interesse dos estudantes nesse relevante programa social que visa incentivar a educação em Goiás”. O benefício já assistiu a 75 mil usuários em Goiânia e Região Metropolitana, beneficiando 100% dos cadastrados.

Prazo para cadastro e renovação

O prazo para cadastro ou renovação no programa Passe Livre Estudantil segue até o dia 21 de março. É necessário ter em mãos o Termo de uso do Passe Livre Assinado (disponível no Vapt Vupt); cópia de documento de identificação (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Certidão de Nascimento). Em caso de beneficiário menor de idade, deverá ser anexado ainda o documento de identificação do responsável legal: cópia do CPF do estudante e do responsável, caso o aluno seja menor de 18 anos e cópia do Cartão Passe Escolar (Setransp). O cadastro do estudante menor de idade deverá ser realizado pelo responsável legal.

Passe Livre Estudantil

Em agosto de 2013 o Governo do Estado universalizou o benefício da isenção do pagamento da tarifa do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, além de reduzir a zero a alíquota do ICMS dos ônibus do transporte coletivo. São dezoito cidades que contam com o Passe Livre Estudantil: Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis e Trindade. Está em fase de estudo na Secretaria de Governo a ampliação do programa para as maiores cidades do Estado.

No passado, o Passe Livre Estudantil beneficiava 15 mil estudantes. Hoje, esse número já atingiu os 75 mil estudantes. O Governo de Goiás arca com 100% do valor das passagens, beneficiando estudantes de instituições públicas e privadas, do 5º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Superior. Para buscar infirmações sobre o Passe Livre o estudante pode acessar o endereço eletrônico www.juventude.go.gov.br.

Fonte: Goiás Agora