8 de janeiro de 2015

Governador prevê redução de recursos federais em 2015


Apesar de valorizar a relação próxima com a presidente Dilma Rousseff (PT) e alguns dos principais ministros, o governador Marconi Perillo (PSDB) admitiu que a liberação de recursos pelo Governo Federal deverá ser restrita a partir deste ano, por conta da situação financeira delicada do País. A análise do governador é restrita à verba que pode ser liberada através de empréstimos junto aos bancos públicos federais.

No último mandato, Goiás recebeu empréstimos junto à Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Marconi Perillo analisa que as medidas já anunciadas pelo novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, mostram que esta torneira deve ser fechada. O governador destaca que o Governo goiano já tem R$ 500 milhões em processos contratados para utilização e investimentos em 2015.

Marconi Perillo ainda destaca o bom relacionamento com o Governo Federal e dá exemplos da convivência com ministros que chefiam pastas com grande liberação de recursos para os Estados.

“Agora, o Governo Federal terá recursos pra obras de infraestrutura, do PAC, para saneamento, habitação, mobilidade e eu não tenho dúvidas de que nós seremos contemplados”, garante o governador, citando, por exemplo, a relação com o novo ministro de Cidades, Gilberto Kassab, que “ultrapassa o limite institucional”, afirma.

Fonte: Portal 730