8 de janeiro de 2015

Aparecida muda sua paisagem urbana e melhora a qualidade de vida da sua população


Após quase seis anos de intensos investimentos em infraestrutura e desenvolvimento urbano, Aparecida adquiriu, inegavelmente, outro aspecto. Os buracos, a poeira e a lama deram lugar ao asfalto e à manutenção de avenidas, periodicamente recapeadas. As erosões históricas estão passando por correções nunca antes encaradas pelas administrações que por aqui passaram. A iluminação, a limpeza da cidade, a manutenção das praças, todos os serviços básicos que não eram tratados como tal hoje encontram uma gestão eficiente, ágil e satisfatória.

A infraestrutura e o desenvolvimento urbano vieram atrelados a outras melhorias. Nossos polos receberam mais indústrias e, com isso, nossa economia cresceu. E a matemática é muito simples: uma cidade que se desenvolve atrai investimentos de todos os cantos, públicos e privados. Isso gera mais oportunidades, mais empregos, mais salários e mais circulação de riquezas em Aparecida. Aliando a outro investimento igualmente importante, a Educação, nossa cidade vem trilhando um caminho sem volta, um caminho de avanço, crescimento e mudança positiva.

Toda essa reestruturação da cidade também passa pela paisagem urbana que queremos apresentar aos nossos moradores e visitantes. Aparecida mudou seu status de cidade dormitório, deixou de sobreviver às margens da capital, e agora, fazendo jus à essa nova condição, também tem recebido de nós, que fazemos a sua administração, um novo visual. A própria garantia dos serviços de infraestrutura e desenvolvimento já se encarregaram dessa mudança de cenário. Mas Aparecida e a nossa população merecem uma mudança ainda maior, que não nos furtamos em oferecer.

Junto com a garantia dos direitos básicos, entendemos que devem vir também o lazer, o esporte, os cartões postais da nossa cidade. É esse conjunto de coisas que mede a nossa qualidade de vida. E é implementando mais instrumentos capazes de proporcionar esse estado de bem estar aos aparecidenses que teremos uma paisagem urbana bonita, funcional, inclusiva, uma cidade verdadeiramente para todos.

Nesse sentido, fizemos muito. Entregamos entre setembro e este mês de outubro três parques urbanos aos moradores de Aparecida. Parques projetados em áreas grandes e com estruturas que vão além das nossas acolhedoras, mas singelas praças. Parques que apresentam a mesma estrutura dos grandes parques urbanos de Goiânia, nossa capital. Ambientes pensados para a convivência familiar, social, prática de esportes, cultural, além de prestação de serviços ambientais.

O primeiro parque que criamos, em parceria com a iniciativa privada, foi o Parque Municipal Elmar Arantes Cabral, entregue em setembro deste ano. Localizado no Residencial Recanto do Cerrado, ele beneficia os moradores da região Nordeste e foi o primeiro parque planejado no município, construído em parceria entre a prefeitura de Aparecida de Goiânia e o grupo de Incorporadoras EBM, Terral, GPL e Tropical Urbanismo.

Em seus 45 mil metros quadrados de extensão, o Elmar Arantes oferece playground para diferentes idades, quadra poliesportiva, tabuleiro de xadrez e jogo da velha gigantes, pista de caminhada, praça de eventos, arborização com mata preservada, tendo inclusive preservadas as árvores frutíferas, pista de caminhada em concreto liso desempenado, para segurança e conforto dos usuários.

Em seguida, inauguramos o Parque da Criança, também construído em conjunto com a iniciativa privada, no Mansões Paraíso. O parque foi feito pela AMB construtora e incorporadora, a partir da assinatura de um Termo de Acordo e Compensação Financeira (TACF), que permitiu a desafetação das ruas J-76 e H-107 e remanejamento de área em favor da incorporadora, que investe em condomínios residenciais na região. Em contrapartida, a AMB revitalizou o parque, cujo projeto se aproxima de R$ 1 milhão em investimentos e foi concluído em 180 dias.

O parque é um incentivo às nossas crianças, aos jovens, à toda a população de Aparecida, a viver mais em contato com a natureza, a preservar. Numa área de 126 mil metros quadrados, disponibilizamos um Centro Integrado de Apoio, onde ficam equipes das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Defesa Social e Guarda Civil Municipal, além da administração do parque. O espaço também tem espelho d’água, praça com teatro de arena, pista de caminhada de 8 mil metros quadrados, duas quadras poliesportivas e pista de bicicross.

A garantia de lazer às comunidades de todas as regiões da cidade também nos preocupa. Por isso, na região central, no dia 13 de outubro, inauguramos a primeira etapa do Parque da Família, localizado no Residencial Village Garavelo. O terceiro parque projetado em menos de um mês. O Parque tem ao todo 13 mil metros quadrados. Mas até agora, se caracterizava apenas como uma grande ilha de divisão dos dois sentidos da Avenida Independência.

Em 2010, realizamos algumas melhorias, instalamos uma academia aberta. Mas percebemos que o grande volume de frequentadores necessitava de mais. Então decidimos transformar o espaço em um verdadeiro parque urbano e logo demos início ao trabalho que, foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa, que entregamos agora em outubro, realizamos a reprogramação da metade da área total do espaço, que será totalmente entregue no início do ano que vem.

O projeto inclui o plantio de árvores; a instalação de mais uma academia aberta no outro extremo do parque; a instalação de quiosques com cobertura para descanso, bancos e pergolados; ampliação do playground, com instalação de mais brinquedos; substituição da pista de Cooper, hoje em cimento comum, por cimento lavado; alargamento da pista, que passará a ter 2,5 metros quadrados; substituição da quadra de areia por quadra poliesortiva; substituição da iluminação por lâmpadas de led; alargamento da pista para 2,2 metros quadrados, em dois sentidos, entre outras intervenções.

Enfim, uma enorme estrutura planejada para acolher o cidadão aparecidense no que também é seu direito: bem estar, qualidade de vida, lazer e convívio familiar. Em breve, ampliaremos ainda mais este número, criando além de espaços de lazer para a nossa população, cartões postais para a nossa cidade, que a cada dia cria uma identidade própria e ainda mais bonita. Temos muito potencial, já que a cidade possui inúmeras áreas verdes e mananciais que podem ser melhor aproveitados. Vamos trabalhar para que se tornem cada vez mais comuns e contamos sempre com a população na preservação e manutenção dessa nova e bela paisagem urbana que juntos estamos construindo.

(Maguito Vilela, prefeito de Aparecida de Goiânia)

Fonte: DM