19 de janeiro de 2015

Apagão: ONS determinou corte de energia no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País


O apagão que deixou milhares de pessoas sem energia na tarde desta segunda-feira (19) aconteceu no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo e Distrito Federal foram alguns dos Estados atingidos pelo corte de energia determinado ontem pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Em nota, o ONS informou que o forte aumento do consumo de energia causado pelo elevado calor que atingiu o país nesta segunda-feira  e “restrições” na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste reduziu a frequência elétrica, ocasionando cortes em vários pontos. O problema começou no momento do pico do consumo às 14h55.

O ONS  garantiu que havia folga de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Uma fonte da Celg ouvida pelo POPULAR informou que o problema de fato não foi provocado pela consumo maior que a oferta de energia, mas na rede de transporte. Segundo ele, o aumento do consumo sobrecarrega toda a rede de distribuição, como transformadores e fiação. O sistema é então desligado para resfriar, explicou.

Segundo o ONS os cortes impactaram menos de 5% da carga do sistema. A partir das 15h45, a situação foi totalmente normalizada. Mas provocou transtorno em várias municípios brasileiros. Em São Paulo, duas linhas do metrô foram afetadas. No Rio de Janeiro, pessoas relataram nas redes sociais falta de luz em vários bairros.

Vários pontos de Goiânia ficaram sem energia elétrica. No Setor Pedro Ludovico e no Setor Bueno, os semáforos ficaram inoperantes. Faltou energia em vários outros bairros, como Jardim Planalto, Jardim Europa, Parque Amazonas e Setor Sudoeste.

A Celg confirmou que seguiu orientações da ONS, em função das condições sistêmicas apresentadas pelo mesmo, a efetuar  a partir das 14h58min, o corte manual de carga no total aproximado de 200 MW (Megawatt).

Segundo a nota da Celg, este corte afetou várias regiões do Estado de Goiás inclusive parte de Goiânia. “A partir das 16 horas começou a normalização do mesmo. A Celg está aguardando mais informações do ONS,” diz a nota.

O apagão atingiu também os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro nesta tarde. Em São Paulo a energia caiu por volta das 15 horas, no mesmo horário do apagão em Goiânia.

Fonte: Jornal O Popular (Ludmilla Morais com agências de notícias)