2 de dezembro de 2014

Prefeitura de Goiânia inaugura decoração natalina


Decoração de natal estará em 13 pontos da capital. Foram instalados cerca de cinco mil cordões de led e 500 mil lâmpadas

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), inaugura a tradicional iluminação de Natal nesta terça-feira, 02, às 20h, na Praça Tamandaré. Prefeito Paulo Garcia estará presente no evento e fará o acendimento das luzes. As Secretarias Municipais de Cultura e de Educação também colaboram com o evento. A Orquestra de Cordas da Banda Marcial de Goiânia, sob regência do maestro Ezequiel, fará abertura da solenidade, seguida pela Orquestra Sinfônica de Goiânia e pelo Coral Vozes em Canto, composto por 160 alunos da rede municipal de Educação.

Para a iluminação deste ano, a Comurg escolheu 13 locais de grande circulação para serem decorados e grande parte do material utilizado para enfeitar a cidade foi reaproveitado de anos anteriores ou produzidos com materiais recicláveis.

Foram instalados em toda a cidade cinco mil cordões de led e 500 mil micro lâmpadas de led, que economizam mais energia do que as convencionais de sódio e mercúrio. Também foram colocadas 120 guirlandas em formato de candelabros e estrelas, revestidas com cordões de micro lâmpadas e outras 152 figuras em estrutura metálica, também revestidas com cordões de micro lâmpadas, mas com novas mangueiras luminosas. Finalmente, 28 sinos foram espalhados pela cidade, sendo que quatro conjuntos especiais estão no coreto da Praça Joaquim Lúcio, no Setor Campinas.

As praças contempladas com a iluminação serão: Praça Tamandaré, Setor Oeste; Praça da Nova Suíça, no Setor Nova Suíça; Praça Joaquim Lúcio, em Campinas, Praça Walter Santos, Setor Coimbra; Praça da Rua 26, no Setor Oeste; Praça Léo Lynce, Setor Oeste. Os viadutos João Alves de Queiroz, da Avenida 85 com a Avenida T-63, no Setor Bueno, viaduto do Complexo Mauro Borges, na Marginal Botafogo com a Avenida 88, no Jardim Goiás e no túnel Jaime Câmara, na Avenida Araguaia, no Setor Central também foram escolhidos. Além disso, outras quatro avenidas receberam a iluminação: Avenida T-63, na ciclovia, entre o Jardim América e o Parque Anhanguera; Avenida 85, entre a Avenida Mutirão e a Praça do Ratinho, do Setor Marista ao Oeste; Avenida 24 de Outubro, em Campinas, e Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste.

O presidente da Comurg, Ormando José Pires Júnior, destaca a importância de proporcionar um momento tão especial na vida de moradores e visitantes de Goiânia. “A Comurg trabalhou bastante e não mediu esforços para montar as decorações e luzes de Natal, contribuindo com o espírito natalino de nossa população neste período especial de verdadeira magia e encantamento”, comentou.

PRAÇA TAMANDARÉ



A Praça Tamandaré é o local mais tradicional da iluminação de Natal e concentra várias atrações ao público. O túnel luminoso de 300 metros, localizado na Avenida Assis Chateaubriand, recebe três mil cordões de led em luzes brancas, assim como no ano passado.

Especialmente para as crianças, a praça também contará com a Casa do Papai Noel, com direito a trenó e seis renas, tudo feito em tamanho real. O cenário produzido foi divido em três espaços com duas árvores de natal, poltrona do Papai Noel, além de caixas de presente e brinquedos. Quem se interessar, ainda poderá levar para casa uma fotografia com o bom velhinho.

O visitante também poderá contemplar as luzes de um grande Pinheiro de 17 metros, contornado por 800 cordões de led, além de outras 30 árvores que também estarão iluminadas. Outra atração é o presépio com manjedoura, feito em estrutura rústica de madeira, coberto com folhas de coqueiros, com 11 figuras do presépio de tamanho real feito em fibra.

Fonte: DM