2 de dezembro de 2014

Governo vai ampliar passe livre a cidades do interior.


Ao fazer a prestação de contas do programa na Capital, governador Marconi Perillo assinou ordem de serviço para levar o programa para outros municípios; benefício será extendido primeiro a Anápolis, depois Entorno de Brasília e, na sequência, às maiores cidades do Estado, como Catalão, Itumbiara e Rio Verde; “Vamos fazer tudo gradativamente, verificando o impacto financeiro e de onde virão os recursos”, ponderou o tucano

O governador Marconi Perillo participou, no início da tarde desta segunda-feira (1º), do I Encontro de Gestores do Programa Passe Livre Estudantil (PLE), no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A solenidade marcou o encerramento do ano letivo do programa Passe Livre Estudantil. Na oportunidade, o governador fez a prestação de contas dos três semestres de execução do programa e assinou ordem de serviço para ampliar o benefício para outras cidades do Estado. “Nós vamos começar pela cidade de Anápolis, mas vamos estender o benefício também para o Entorno de Brasília e as maiores cidades de Goiás; como Catalão, Itumbiara e Rio Verde. Vamos fazer tudo gradativamente, verificando o impacto financeiro e de onde virão os recursos”, ressaltou Marconi Perillo. Segundo o superintendente da Juventude da Secretaria de Governo de Articulação Institucional, Leonardo Felipe Marques de Souza, o estudo deve estar concluído entre março e abril de 2015.

O governador lembrou também que o governo busca garantir os recursos para o Passe Livre Estudantil. “Na semana passada garantimos uma fonte de recursos para a metade das gratuidades, com o compromisso das prefeituras com a outra metade, e a fonte definitiva para custearmos o Passe Livre Estudantil”, concluiu.

Passe Livre Estudantil

Em agosto de 2013 o Governo do Estado universalizou o benefício da isenção do pagamento da tarifa do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, além de reduzir a zero a alíquota do ICMS dos ônibus do transporte coletivo. São dezoito cidades ao todo que contam com o Passe Livre Estudantil: Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis e Trindade. O programa Passe Livre Estudantil assegura ao estudante duas viagens gratuitas via transporte coletivo, por dia, para ir e voltar da instituição de ensino. O estudante pode ser contemplado com até 48 viagens mensais, fornecidas de acordo com os dias letivos de cada instituição de ensino.

No passado, o Passe Livre Estudantil beneficiava 15 mil estudantes. Hoje, esse número já atingiu os 65.530 estudantes. O Governo de Goiás arca com 100% do valor das passagens, beneficiando estudantes de instituições públicas e privadas, do 5º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Superior. “Esse é o governo que não para, que não tira o pé do acelerador. Mesmo com a Reforma Administrativa em curso, estuda, planeja e realiza obras, serviços e empreende ações em ritmo vertiginoso,” destacou o secretário de Governo de Articulação Institucional, Joaquim de Castro.

Fonte: Goiás 247