23 de dezembro de 2014

Bope de Goiás será equipado com veículo blindado usado pela SWAT americana


O Lenco Bearcat G3, das principais equipes táticas policiais dos Estados Unidos, pode transportar até 10 policiais e tem blindagem resistente a tiros de fuzis e metralhadoras

O recém-criado Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Goiás (PMGO) terá um reforço motorizado e tanto. O Estado comprou por R$ 1.474.000,00, conforme Pregão Eletrônico nº 165/2014, publicado em setembro deste ano, um blindado tático fabricado pela empresa americana Lenco, que vai fornecer à Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) a viatura Bearcat G3.

Trata-se de um veículo moderno que atualmente é empregado pelas equipes da SWAT — sigla em inglês para Special Weapons And Tactics (em tradução livre: Armas e Táticas Especiais) — dos principais departamentos de polícia e segurança dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Holanda. O carro também está em serviço em forças policiais de elite do Marrocos e da Jamaica, além de ser empregado pelo Exército, Corpo de Fuzileiros Navais e Força Aérea americana em serviços de proteção e patrulha de perímetros militares.

De acordo com o fabricante, o BearCat G3 fornece proteção blindada que resiste a rajada de tiros de diversos armamentos de grosso calibre, como o rifle semiautomático AK-47. Sua blindagem tem espessura 0,5 polegadas, e o piso é resistente a explosões. O carro é baseado no chassi do caminhão Ford F-550 Super Duty, com dois motores disponíveis: a gasolina V10 Triton ou um 6.7L Turbo Diesel.

O Bearcat G3 pode transportar confortavelmente uma equipe tática totalmente equipada de até 10 homens e pode portar armas pesadas por meio de uma escotilha em seu teto, como metralhadoras 7,62 milímetros ou ponto 50. Pelo fato do chassi ser bastante elevado em relação ao solo, a fabricante garante que o detalhe confere à viatura melhor desempenho off-road e manobrabilidade superiora.

O blindado que será fabricado nos Estados Unidos deve chegar às instalações do Bope em Goiânia até março de 2015. Com a aquisição, a PM goiana entra no seleto grupo de polícias militares que conta com uma unidade de operações especiais equipada com veículo blindado tático de última geração.

Geralmente, esses veículos são usados para transportar uma equipe tática em ocorrências de grande monta como assalto a bancos, explosão de caixas eletrônicos e infiltração em áreas dominadas pelo crime, cujos bandidos utilizam armamentos pesados que coloca em risco a vida do policial. No Bope do Rio de Janeiro, essas viaturas são popularmente conhecidas como “caveirões”.

Veja vídeo do Bearcat G3 em ação:

   


 Fonte: Jornal Opção