7 de novembro de 2014

Natal: Reduzida, iluminação é montada






Embora reduzida em relação ao ano passado, a iluminação de Natal começará a ser instalada, nesta semana, em vias públicas e pontos especiais da capital. De acordo com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), além do Túnel da Tamandaré, também serão ornamentados as Avenidas 24 de Outubro, 85 e T-63; os viadutos Latif Sebba e João Alves de Queiroz; a Praça Joaquim Lúcio; e o Complexo Viário Mauro Borges, na Marginal Botafogo com a Rua 88. Em 2013, a decoração foi ampliada e a capital ganhou iluminação nas cinco regiões da cidade - foram utilizados, à época, em todo o município, 9 mil cordões de led e 1,5 milhão de lâmpadas led.

Neste ano, o trabalho começou pela Praça Tamandaré, com a instalação do tradicional túnel de luzes – ontem o local foi preparado para receber os equipamentos. A ornamentação, no local, terá 174 metros de comprimento e 16 metros de largura, totalizando 4 mil cordões com 400 mil microlâmpadas de led brancas. Na praça serão montadas, ainda, a Aldeia do Papai Noel e uma árvore iluminada, de 18 metros de altura. Presépio, trenó, árvores, velas e bolas também farão parte da decoração.

De acordo com o presidente da Comurg, Ormando José Pires Júnior, a expectativa é que todo o trabalho de iluminação da cidade seja concluído até o fim do mês, com inauguração prevista para o início de dezembro. Segundo ele, o custo da decoração, deve girar em torno de R$ 250 mil.

“A maioria das peças da iluminação passada está sendo reaproveitada. Também demos prioridade ao uso de material reciclável na confecção das peças novas, dentro dos princípios de economia e otimização dos serviços, mas mantendo a qualidade”, destaca Pires Júnior, lembrando que tudo está sendo feito a partir de planejamento prévio.

Fonte: Jornal O Popular
Fotos: Eulices Maria (Natal em Goiânia 2013)