4 de novembro de 2014

Falsa biomédica fez curso de 15 dias


Em depoimento, a mulher admitiu que não é biomédica, conforme a polícia já havia apurado na semana passada

Um curso de 15 dias é o que teria capacitado Raquel Policena Rosa, de 27 anos, a fazer o procedimento de aplicação de hidrogel nas nádegas na ajudante de leilões Maria José Medrado de Souza Brandão, 39 anos, que morreu no último dia 25, horas depois do uso do produto.

Acompanhada do advogado Jéferson de Oliveira Santana, Raquel depôs ontem no 17º Distrito Policial de Goiânia. Em depoimento, a mulher admitiu que não é biomédica, conforme a polícia já havia apurado na semana passada junto ao Conselho Regional de Biomedicina da 3ª Região.

De acordo com a delegada que investiga o caso, Myrian Vidal, Raquel não possui nenhuma formação acadêmica. “Ela disse que fez um curso de terapia de apenas 15 dias em São Paulo, onde ela afirma que recebeu instruções de bioplástia, e que o professor teria comentado que ela estava apta a realizar o procedimento”, conta a delegada.

Diploma

Um certificado de conclusão do curso, com carga horária de 60 horas, foi entregue à polícia. “Ainda vamos averiguar a procedência desse diploma. Porém, ele não dá o direito de ela realizar esse tipo de procedimento”, adiantou Myrian. Segundo a delegada, o depoimento de Raquel não foi convincente. “Ela afirma que o curso se realizou em setembro desse ano e as duas únicas vezes que ela teria atendido Maria José teria sido no primeiro em um hotel de Goiânia, e depois na clínica”, revela a delegada.

À polícia, Raquel disse que comprou o produto Aqualift durante o curso que realizou de um homem que vendia esse produto na rua. “Ela não apresentou nota fiscal, pois ela alega que o vendedor não lhe forneceu, e ela não sabe da procedência do produto”, diz Myrian.

Segundo a delegada, o produto injetado nas nádegas de Maria José também está sendo investigado pela PC. No depoimento, Raquel teria dito também que a bioplástia é um procedimento extremamente simples e que está capacitada para realizá-lo.

Delegada muda acusação contra Raquel

Inicialmente, a delegada Myrian Vidal informou que Raquel poderia ser indicada por homicídio culposo (quando não há intenção de matar), mas ontem, após o depoimento da falsa biomédica, ela mudou a qualificação da acusação. Segundo ela, caso o laudo do Instituto Médico Legal (IML) comprove a relação da morte de Maria José com a aplicação do produto, Raquel poderá responder por homicídio doloso, quando há intenção de matar. “Após ouvir os áudios, a gente pode perceber que durante horas a vítima pede ajuda, pede orientação e em nenhum momento ela orienta que busque uma assistência médica. O código determina que, se ela [Raquel] coloca em risco uma pessoa, ela tem a obri­gação de proteção, ela não teve esse cuidado, ela agiu dolosamente”, afirma Vidal.

Já o namorado de Raquel, identificado apena como Fábio e apontado como ajudante nas sessões de aplicação do hidrogel, pode responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A previsão é que ele preste depoimento na sexta-feira (7).

Sobre a Biomedicina Estética

O Título de Biomédico Esteta emitido pela Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética – SBBME/ABBME é um título concedido a profissionais graduados em curso superior em Ciências Biológicas Modalidade Médica ou em Biomedicina com pós-graduação em Biomedicina Estética reconhecida pelo MEC e ou com habilitação dos Conselhos Regionais de Biomedicina - CRBMs.

Tem por objetivo oficializar a formação técnica e científica dos profissionais envolvidos no setor da saúde estética, autenticando os conhecimentos e práticas na ciência biomédica de um profissional devidamente graduado e especialista em biomedicina estética. O Título é emitido após uma ampla e criteriosa avaliação dos conhecimentos técnicos e científicos que moldam a ciência biomédica, certificando a formação e capacitação do profissional frente ao setor da saúde estética, seja com enfoque técnico, científico ou clínico.

O Título de Biomédico Esteta tem por finalidade garantir ao setor da saúde estética a presença de profissionais técnica e cientificamente aptos para atuar no mercado e proporcionar constante crescimento intelectual, desenvolvimento científico e aperfeiçoamento técnico do Biomédico Esteta, visto que é exigida periódica participação e atualização acadêmica dos Biomédicos Estetas para que a renovação de seu Título de Biomédico Esteta seja realizada.

O Título de Biomédico Esteta é uma certificação profissional dos Biomédicos Estetas e uma garantia de um profissional atualizado e em sintonia com o mercado e com as comunidades científicas envolvidas no setor da saúde estética.

Para a obtenção do Título de Biomédico Esteta pela SBBME/ABBME o profissional requerente deverá:

1. Ser graduado em curso superior em biomedicina.
2. Ser pós-graduado Lato Sensu ou Stricto-Sensu em Biomedicina Estética por instituição reconhecida pelo MEC.
3. Estar devidamente inscrito e em dia com o seu Conselho Profissional (CRBM's).
4. Estar habilitado pela Associação Brasileira de Biomedicina - ABBM.
5. Comprovar atuação profissional no setor da saúde estética por meio das exigências descritas em edital vigente.
6. Ser sócio e estar quite com os débitos junto a Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética - SBBME/ABBME.
7. Preencher o formulário de requerimento e enviá-lo à SBBME/ABBME (conforme descrito em Edital Interno vigente).
8. Realizar o pagamento da taxa de realização da Prova de Título (conforme descrito em Edital Interno vigente).
9. Realizar a Prova de Título conforme as determinações descritas em Edital Interno vigente.
10. Após aprovado, o profissional requerente deve efetuar o pagamento à SBBME/ABBME referente a emissão do certificado (conforme descrito em Edital interno vigente).
11. O título tem validade de 2 anos e para renová-lo o profissional deve acumular no mínimo 10 créditos anuais, conforme descrito no "Regulamento para obtenção e renovação do Título de Biomédico Esteta pela SBBME/ABBME".

Confira a lista de procedimentos que Biomédicos Estetas está habilitado: Aqui

Fonte: Jornal O Hoje e Sociedade Brasileira de Biomedicina Estetica