23 de outubro de 2014

Sem novidades na comemoração do aniversário de Goiânia


Programação de aniversário prevê tradicional desfile em Campinas e inauguração de viaduto

A comemoração do aniversário de Goiânia na sexta-feira (24) não contará com grandes surpresas ou novidades para o goianiense. Apenas o tradicional desfile na Avenida 24 de Outubro, às 8h45, e a inauguração do Viaduto da Avenida 88, às 9h30, estão contemplados na agenda oficial da Prefeitura de Goiânia de celebração dos 81 anos da capital. Os dois eventos contarão com a presença do prefeito Paulo Garcia (PT).

Segundo a Prefeitura, para os goianienses que optarem ficar na cidade no feriado as opções de lazer indicados são Parque Mutirama, Zoológico, Clube de Povo, além dos parques e bosques da cidade – entre eles o recém inaugurado Parque Municipal Hugo de Moraes, localizado entre as Ruas da Montanhola, HM5 e Doutor Sebastião Hugo de Moraes, no Residencial Hugo de Moraes.

Para o início da tímida comemoração serão realizadas nesta quinta-feira (23), pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult Goiânia), o lançamento da exposição ‘Anos 80: liberdade e figuração’, no Museu de Arte de Goiânia (MAG), às 20h, e apresentação do Orquestra, Coro Sinfônico e Banda Marcial, no Teatro Sesi, às 20h30. A entrada para as duas programações culturais é franca.

Serviços

A Prefeitura informou que os atendimentos de saúde, assistência social, varrição, coleta de lixo, fiscalizações, entre outros serviços essenciais, continuarão sendo oferecidos normalmente à população, durante o dia 24. Os órgãos e entidades que exigem atendimentos e plantões permanentes funcionarão normalmente.

Veja a lista divulgada pela administração municipal dos órgãos que funcionarão no aniversário de Goiânia:

156

A Central de Atendimento da Prefeitura de Goiânia, 156, funcionará normalmente. Pelo telefone, o cidadão pode tirar dúvidas, fazer denúncias na área ambiental, solicitar serviços como fiscalização urbana, poda e extirpação de árvores, troca de lâmpadas, entre outros.

Semas

A Central de Óbitos de Goiânia, órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), funcionará 24 horas. As informações podem ser obtidas pelo telefone 156. A Casa da Acolhida (3524-2480), o Complexo 24 horas (3524-1859) e o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas: 0800-621177) também funcionarão normalmente durante o feriado.

Comurg

O setor operacional da Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg) manterá os serviços essenciais funcionando normalmente, como varrição, coleta de lixo e remoção de entulho. Os atendimentos nos casos de queda de árvores e o plantão de iluminação pública não sofrem interrupção. Os usuários poderão solicitar o atendimento pelo telefone 156.

SMT

O plantão de denúncias do Centro Operacional de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) funcionará por meio do telefone 118. Em caso de acidente de trânsito, o cidadão deve fazer o registro por esse número e no primeiro dia útil subsequente comparecer à SMT para o boletim de ocorrências. Além disso, vários agentes da SMT trabalharão nas ruas da capital, fazendo intervenções no trânsito durante as atividades em comemoração ao aniversário de Goiânia e no dia das eleições.

Guarda Civil Metropolitana

A Agência da Guarda Civil Metropolitana (AGCM) irá trabalhar normalmente na segurança dos prédios e logradouros públicos do município (como escolas, parques, unidades de saúde e outros) neste feriado. A AGCM também irá atender pelo telefone 156, recebendo denúncias sobre depredação do patrimônio público, invasão de escolas e outros prédios municipais ou sobre qualquer ação de vandalismo. Os agentes farão a segurança no desfile em comemoração ao aniversário de Goiânia.

Mutirama e Zoológico

Na sexta-feira, 24, e no sábado, 25, o Zoológico funcionará normalmente das 8 horas às 16h30, com venda de ingressos até às 16 horas. No domingo, 26, dia do 2º turno das eleições, o horário de funcionamento será das 8 horas às 14 horas, com venda de ingressos até às 13 horas. O Parque Mutirama também funcionará normalmente durante o feriado e será aberto das 9 horas às 19 horas, com a venda de ingressos até às 17 horas. No domingo o parque abrirá às 9 horas e funcionará até às 19 horas.

Saúde

Durante o feriado do aniversário de Goiânia (24 de outubro), os serviços de atendimentos de urgência e emergência (unidades 24 horas) funcionarão normalmente, inclusive o plantão odontológico. O departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses poderá ser acionado pelo telefone 156 para apreensão de animais com histórico de agressividade ou agressivos e que sofreram atropelamento. No mesmo número, o departamento também atende denúncias de foco de dengue e agenda visita dos Agentes de Endemias aos imóveis da capital.

Unidades de Saúde em funcionamento no feriado

Cais Amendoeiras

Cais Jardim Novo Mundo

Cais Chácara do Governador

Ciams Jardim Guanabara

Cais Curitiba

Cais Cândida de Moraes

Cais Finsocial

Ciams Jardim América

Cais Campinas

Cais Deputado João Natal – Vila Nova

Cais Bairro Goiá

Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia – Crof

Maternidade Nascer Cidadão

Hospital e Maternidade Dona Iris

Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc

Ambulatório Municipal de Queimaduras

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaipu

Plantão odontológico

Cais João Natal (Vila Nova)

Cais Campinas

Cais Cândida

Cais Curitiba

Unidade de Pronto-Atendimento

Cais Guanabara 3

Cais Bairro Goiás

Cais Novo mundo

Cais Amendoeiras

Cais Chácara do Governador

Dia do Funcionário Público

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, assinou, no último dia 10, decreto que transfere a comemoração do Dia do Funcionário Público (28 de outubro) para o dia 31 de outubro, sexta-feira. Sendo assim, nesta data, será ponto facultativo no município.

Fonte: Jornal O Hoje (Ana Helena Borges)
Foto: O Popular