6 de outubro de 2014

Dilma vence no Norte e Nordeste, e Aécio ganha no Centro-Oeste, Sudeste e Sul


Líder no primeiro turno, a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) confirmou o favoritismo nas regiões Norte e Nordeste. Nas duas regiões, a petista teve mais votos do que Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) juntos.

Já Aécio Neves dominou nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, onde os tucanos costumam conquistar um número maior de votos. Marina Silva não liderou em nenhuma região do País (veja quadro completo, por Estado, abaixo).

No Nordeste, Dilma obteve 16,3 milhões de votos, enquanto Marina recebeu 6,4 milhões e Aécio, 4,2 milhões. No Norte, a petista teve 4 milhões de votos, ante 2,3 milhões de Aécio e 1,5 milhão de Marina.

No Sudeste, Aécio recebeu 17,5 milhões de votos, enquanto Dilma recebeu 14,3 milhões e Marina, 10,4 milhões. Na região Sul, o tucano obteve 7,6 milhões, ante 5,8 milhões de Dilma e 2 milhões de Marina. No Centro-Oeste, Aécio recebeu 3,1 milhões de votos, Dilma conquistou 2,5 milhões e Marina, 1,8 milhão.

Redutos

Dilma venceu a disputa eleitoral em 15 Estados, inclusive em Minas, reduto de Aécio. O tucano foi primeiro colocado em dez unidades da Federação. Marina conquistou a vitória em 2 Estados: o Acre, seu reduto, e Pernambuco, reduto de Eduardo Campos.

Os números dos Estados mostram acirramento da disputa entre PT e PSDB desde as últimas eleições gerais. No primeiro turno de 2010, Dilma venceu a disputa em 18 Estados, 10 a mais que José Serra (PSDB), segundo colocado na ocasião. Agora, a diferença caiu para 5 Estados.

Entre 2010 e 2014, o PT perdeu a liderança em dois Estados para o PSDB: Espírito Santo e em Goiás. O partido de Dilma perdeu ainda a liderança em Pernambuco para o PSB, de Marina.

Já os tucanos perderam apenas uma região entre 2010 e 2014: o Acre, que neste ano ficou com o PSB de Marina. A pessebista, que disputou o pleito de 2010 pelo PV, havia vencido no Distrito Federal, que neste ano ficou com os tucanos.

Fonte: R7