14 de outubro de 2014

Calor com sensação térmica de 40 graus


A população de Goiânia experimentou ontem sensação térmica de 40 graus. Foi o dia mais quente desde que teve início a primavera. Às 15 horas, os termômetros atingiram a marca dos 37,5 graus na capital. Mas associado à baixa umidade do ar, que chegou aos 16%, a sensação era de muito mais calor.

O tempo quente levou a população a adotar diferentes condutas para se refrescar. Logo após o almoço, um grupo de trabalhadores da construção civil deitou sob a sombra de árvores do Lago das Rosas, no Setor Oeste. Várias pessoas que andavam pelas ruas e avenidas fizeram o uso de sombrinhas para protegerem-se do sol forte. Já os analistas de crédito Gisely Dias Santana e Wesley Alves aproveitaram o tempo seco e quente para saborear um sorvete.

As temperaturas também foram altas em outros municípios do Estado. Na cidade de Goiás, na Região Central do Estado, a temperatura chegou aos 40,8 graus. Em Jataí e em Mineiros, no Sudoeste Goiano, onde as temperaturas normalmente são mais amenas, foram registrados respectivamente 37,2 graus e 37,4 graus.

O forte calor e a ausência de chuvas em todo o Estado são reflexos do El Niño. A chefe do Instituto de Meteorologia em Goiás, Elizabet Alves Ferreira, informa que o fenômeno climatológico, caracterizado nesta estação chuvosa, será de fraca intensidade. Na Região Centro Oeste, o El Niño tem como principais aspectos a irregularidade das chuvas. As precipitações só devem ocorrer na capital a partir do dia 20.

Fonte: Jornal O Popular