13 de setembro de 2014

Prefeito e ministro da Saúde assinam ordem de serviço para construção do Hospital Municipal


O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinam nesta terça-feira, 16, às 17h30, ordem de serviço para construção do Hospital Municipal e mais 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A solenidade será realizada na Feira Coberta de Aparecida, no Bairro Cidade Vera Cruz I. “O Hospital Municipal será referência no Estado e também irá desafogar as unidades menores. Mais de 90% dos aparecidenses dependem do SUS e não podem ficar sem uma saúde pública de qualidade. O hospital vem para sanar essa demanda”, destacou o prefeito.

O Ministério da Saúde investirá R$ 63,8 milhões na construção do hospital que terá 220 leitos, distribuídos em enfermarias para adultos divididas por sexo e infantil, sendo, três leitos ao máximo por enfermaria – todas com acomodações para acompanhantes. O novo hospital será edificado em uma área total de 17 mil metros quadrados no Bairro Cidade Vera Cruz 1, próximo ao Anel Viário.

O Hospital Municipal terá o dobro de leitos que o Hospital de Urgências de Aparecida (Huapa), sob a gestão do governo estadual. “Entendemos que os dois hospitais poderão ajudar a suprir a necessidade da população de Aparecida e também colaborar com os moradores da Região Metropolitana de Goiânia, por meio de pactuação entre as secretarias municipais”, explicou o secretário de Saúde de Aparecida, Paulo Rassi.

Serão 90 leitos clínicos, 60 leitos cirúrgicos, 20 leitos pediátricos, 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), 10 leitos de recuperação anestésica e 10 leitos de reanimação e observação. O Hospital Municipal possuirá área de pronto-atendimento; atendimento de urgência; área de apoio terapêutico; ambulatório, apoio diagnóstico, raio-x, eletrocardiografia, ultrassonografia, endoscopia, tomografia computadorizada, laboratório, apoio técnico e administrativo, apoio logístico, farmácia, serviço de nutrição e dietética, lactário, internação geral (adulta e pediátrica), e centro cirúrgico.

UBSs – No mesmo ato, o ministro e o prefeito assinarão ordens de serviços para a construção de mais 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no município e inaugurarão as UBSs dos setores Cândido de Queiroz, Jardim Riviera e Setor Andrade Reis. Com a inauguração dessas três unidades, a administração do prefeito Maguito Vilela completa a inauguração de 10 UBSs. Mais cinco UBSs estão em construção e devem ser inauguradas nos próximos meses.

Além disso, a atual administração inaugurou, em 2012, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Doutor Cairo José Louzada, no Setor Brasicon, e neste momento está construindo mais duas UPAs, sendo uma no setor Buriti Sereno e outra no Parque Flamboyant. As duas UPAs devem ser inauguradas no início de 2015.

Diferença – As UBSs são a porta de entrada do SUS. É na Unidade Básica de Saúde que os cidadãos têm as consultas regulares, recebem acompanhamento, medicamentos e vacinas. As UBSs fazem parte da estratégia da Atenção Básica. Já a UPA 24h é a unidade fixa de urgência e emergência. É um serviço da alta-complexidade e está diretamente ligado ao SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.



3 UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs) SERÃO INAUGURADAS

Unidade Básica de Saúde (UBS) Cândido de Queiróz

Unidade Básica de Saúde (UBS) Residencial Andrade Reis

Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Riviera



7 UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs) EM FUNCIONAMENTO

Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Veiga Jardim I

Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Alto Paraíso

Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Delfiore

Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Bandeirantes

Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Caraíbas

Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Retiro do Bosque

Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Olímpico



5 UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs) EM CONSTRUÇÃO

Unidade Básica de Saúde (UBS) Mansões Paraíso

Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Porto das Pedras

Unidade Básica de Saúde (UBS) Setor Buriti Sereno

Unidade Básica de Saúde (UBS) Independência Mansões

Unidade Básica de Saúde (UBS) Pontal Sul



ORDEM DE SERVIÇO PARA MAIS 14 UBSs

UBS Bairro Hilda

UBS Pontal Sul

UBS Parque Trindade

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Jardim Tiradentes

UBS Residencial Anhambi

UBS Garavelo Residencial Park

UBS Expansul

UBS Bairro Cardoso

UBS Chácara São Pedro

UBS Jardim Boa Esperança

UBS Rosa dos Ventos

UBS Campos Elisios

UBS Setor Santo André



1 UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) EM FUNCIONAMENTO

Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Dr. Cairo José Louzada - Setor Brasicon



2 UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) EM CONSTRUÇÃO

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Parque Flamboyant

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Setor Buriti Sereno


Fonte: Prefeitura de Aparecida de Goiânia