9 de setembro de 2014

Hospitais do Entorno reforçam Rede Hugo


As unidades terão perfil de urgência e emergência e atenderão população estimada em mais de 250 mil pessoas residentes na região

Entre as ações para ampliar a rede de hospitais regionais, o governo de Goiás assumiu a conclusão e a gestão de duas unidades de saúde da região do Entorno de Brasília. Os hospitais de Santo Antônio do Descoberto e de Águas Lindas vão reforçar a Rede Hugo de Hospitais, formada por 10 unidades de saúde. Até então, os dois hospitais do Entorno estavam sob o comando das prefeituras, que não dispõem dos recursos necessários para concluir e, principalmente, manter os hospitais em funcionamento.

O governador Marconi Perillo assumiu a construção dos dois hospitais que em 2013. O esforço do governo faz parte de ação da Saúde para regionalizar e ampliar a oferta de serviços de alta e média complexidade em Goiás.

"A Secretaria de Estado da Saúde tomou para si a responsabilidade de concluir as obras, que há anos estavam paralisadas quando eram das prefeituras, com o objetivo de levar melhorias para os moradores do Entorno do Distrito Federal, uma das regiões mais populosas do Estado, com 450 mil habitantes", explica o secretário de Estado da Saúde, Halim Antonio Girade.

Obras retomadas

As obras foram iniciadas pelas prefeituras, mas tiveram que ser paralisadas por problemas jurídicos e técnicos. A SES assumiu o término das duas construções no fim de 2013. Em Santo Antônio do Descoberto, a obra já foi reiniciada e a previsão é que seja concluída em dezembro deste ano (2014). Já em Águas Lindas, o processo de licitação para a escolha da empresa que retomará a construção está em fase adiantada, e será aberto no dia 25 de setembro.

"Essas obras fazem parte da rede de Urgência e Emergência que o governo de Estado está implantando em território goiano. Elas serão fundamentais para qualificar a saúde pública do Entorno, aumentando o número e UTIs, de exames de alta complexidade, e a ofertas de atendimento de média e alta complexidade", ressalta o secretário de Estado da Saúde.

Em Santo Antônio do Descoberto, o hospital inicialmente pertencia ao município. Começou a ser construído em 2001 e foi paralisado em 2004. Em 2006, a construção foi reiniciada e, em 2008, novamente interrompida. A SES assumiu a obra em dezembro de 2013, e a reiniciou em abril de 2014.

Serão investidos R$ 10,9 milhões para a conclusão da obra (recursos federais e estaduais) e R$ 15 milhões para equipar o hospital (recursos estaduais).  A unidade será um hospital geral, com atendimento de urgência e emergência. O projeto contempla 127 leitos, sendo 35 de UTI (10 adulto, 9 pediátrica, 10 neonatal e 6 UCINs). O Hospital de Santo Antônio do Descoberto fará parte da Rede Hugo (será o Hugo 8).

Em Águas Lindas, a obra o do hospital foi iniciada pela prefeitura daquele município em 2000, porém há cerca de 10 anos está paralisada. Com investimentos federais e estaduais, da ordem de 15 milhões de reais, o Estado de Goiás recebeu no fim de 2013 a autorização do Ministério da Saúde para assumir a conclusão do hospital. Após a escolha da empresa que concluirá a obra, a previsão é que a unidade seja inaugurada em 2015.

A unidade terá pronto-socorro e área construída de 11.405,62m² (um pouco menor que o Hospital de Urgências de Goiânia - Hugo, que é de cerca de 13 mil m²). A unidade contará com 30 leitos de UTI (10 adulto, 10 pediátrico e 10 neonatal), oito salas no centro cirúrgico, incluindo atendimento de obstetrícia, num total de 137 leitos.

Saiba Mais

Os hospitais da Rede Hugo

Hugo 1 - Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdomiro Cruz

Hugo 2 - Hospital de Urgências Otávio Lage de Siqueira (obras em andamento);

Hugo 3 - Hospital de Urgências Henrique Santillo de Anápolis;

Hugo 4 - Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia;

Hugo 5 - Hospital de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos;

Hugo 6 - Hospital de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado

Hugo 7 - Hospital de Urgências de Uruaçu (obras em andamento)

Hugo 8 - Hospital de Urgências de Santo Antônio do Descoberto (obras em andamento)

Hugo 9 - Hospital de Urgências de Águas Lindas de Goiás (obras em andamento)

Hugo 10 - Hospital Materno Infantil

Fonte: DM