26 de setembro de 2014

Edital para licitar requalificação da Praça Cívica é divulgado hoje


Recursos de R$ 12,5 milhões são provenientes do PAC Cidades Históricas

A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) divulga hoje, 26, o edital de concorrência pública para contratação de empresa especializada em serviços de engenharia que executará as obras de requalificação urbanística da Praça Pedro Ludovico Teixeira, a Praça Cívica. Os recursos, no valor de R$ 12,5 milhões, são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Cidades Histórias). A abertura dos envelopes com as propostas ocorrerá no dia 20 de outubro.

O projeto de Goiânia está entre os 425 selecionados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelos Ministérios de Cultura e do Planejamento, Orçamento e Gestão. Os investimentos serão direcionados para obras reestruturação, reconstrução e conservação de imóveis e espaços públicos, muitos tombados, e que passaram por análises técnicas com o objetivo de respeitar a história de implantação.

Na proposta de Goiânia, houve a preocupação com a história da construção da Capital como, por exemplo, a Agência de Atendimento da Prefeitura de Goiânia, localizada na Praça Cívica, que - com a restauração - vai passar a ter outra usabilidade e vai se tornar um espaço cultural. A prefeitura prevê disponibilizar exposições fixas e itinerantes, além da implantar um gabinete para despachos oficiais do executivo municipal, como foi na época da construção da Capital.

Na revitalização, será contemplada ainda a restauração de bens tombados e a requalificação de espaço público, conjunto parcial da Praça Cívica - as Fontes luminosas, Obeliscos com luminárias, Relógio, Coreto, incluindo Monumento às Três Raças e a antiga sede da Prefeitura de Goiânia, hoje, Loja de Atendimento da administração municipal.

Por Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: Prefeitura de Goiânia