2 de setembro de 2014

Clima: Chuva cai em Goiânia e anima moradores


Depois de duas semanas marcadas por forte calor e baixa umidade do ar, enfim choveu em Goiânia. Uma precipitação rápida e em pontos isolados da capital amenizou, no fim da tarde de ontem, os efeitos da estiagem prolongada que castigou os goianienses nos últimos dias. Foram registradas pancadas em alguns bairros, como Campinas, Setor Leste Universitário, Novo Mundo, Bairro Itatiaia e Crimeia Leste. Mas,apesar dos fortes relâmpagos e do clima um pouco mais ameno, a chuva não chegou com a intensidade esperada pelos goianienses, já que a estação chuvosa só começa mesmo em outubro.

A tempestade de raios e trovões é resultado do choque de temperaturas. O ar excessivamente quente que evapora da superfície se encontra com o ar frio da altitude, formando as nuvens chamadas de cúmulo-nimbos, que chegam a ter até 10 quilômetros de comprimento. A quantidade de energia no interior dessas nuvens é grande, e a troca das cargas positivas provoca os raios de trovões, muito comuns nas primeiras chuvas.

No entanto, como não havia umidade suficiente, as precipitações acabaram caindo em forma de pancadas mais rápidas e isoladas. O clima hostil dos últimos dias é provocado por uma massa de ar seco, que chegou a causar umidade de 10% na semana passada, em Porangatu. Em Goiânia, a umidade baixou a 11% no início de agosto.

De acordo com o Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (SEMHGO), a previsão do tempo para hoje é de chuva para boa parte do centro-sul do Estado de Goiás. Com temperatura variando entre 34 e 20 graus, e umidade entre 80% e 30%, além de pancadas de chuvas isoladas na capital. Ainda segundo a previsão do tempo, deve chover durante toda a semana até a sexta-feira, tanto no período da tarde, quando da noite, e de forma parcial. Apenas na quinta e sexta-feira há previsão de chuva nos três períodos; manhã, tarde e noite.

Fonte: Jornal O Popular