17 de agosto de 2014

Ponte que liga Goiás ao Estado de Mato Grosso ficará pronta em setembro


A Ponte do Cocalinho, como é popularmente chamada,  que fica sobre o Rio Araguaia, será aberta ao tráfego em setembro. A informação é do secretário de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Sicam), João Balestra.  A ponte liga Goiás ao Estado de Mato Grosso e fica entre os municípios de Aruanã e Cocalinho, este no lado mato-grossense.

Foram iniciadas esta semana as obras de encabeçamento, já que a ponte propriamente dita ficou pronta há pouco mais de um mês. Mas, para dar início às obras de encabeçamento, era necessário licença do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) para a retirada da vegetação nativa nas duas margens do Rio Araguaia. Com autorização concedida, teve início, na última segunda-feira, dia 4, o trabalho de remoção da vegetação. “Isto vai permitir que, em dois meses, tenhamos a obra em 100% concluída”, anunciou Balestra.

A ponte tem mais de 500 metros de extensão (não incluindo aí as cabeças), sendo que só o vão central mede 150 metros, elevando-se a 50 metros da linha d´água, o que permitirá a navegação comercial naquele trecho do rio. Segundo Balestra, a obra terá grande importância para Goiás e Mato Grosso. “É uma região que tem muita produção de grãos e uma intensa atividade pecuária”, afirma João Balestra. Ele acrescenta que a obra será importante fator de atração de investimentos para aquela região do Araguaia.

Fonte: Goiás Agora