20 de agosto de 2014

Acréscimo de 95 ônibus e 2.069 viagens no transporte coletivo foi concluído nesta quarta-feira


100 linhas da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia (RMTC) serão reforçadas a partir desta quarta-feira, dia 20.

Com o acréscimo de mais 38 ônibus, 71 motoristas e 586 viagens diárias encerra-se a primeira etapa do compromisso de aumento no número de ônibus e viagens assumido no Pacto Metropolitano pela Qualidade do Transporte Público, em abril. Somando-se os incrementos de viagens e recursos que vêm sendo realizados desde o mês de maio, as concessionárias adicionaram um total de 95 ônibus, 231 motoristas, 2.069 viagens e quase 300 mil novos lugares diários a mais na operação do serviço.

O diretor geral do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino, ressalta que esta primeira etapa de adequações foi significativa e que ainda deve haver mais um aumento no número de viagens planejadas, previsto pelo Pacto para janeiro de 2015, quando as prefeituras que integram a RMTC devem assumir o pagamento dos 50% restantes das gratuidades do sistema. “Estamos apenas no começo de um processo de melhorias no serviço prestado à população.

É preciso responsabilidade, paciência e engajamento de todas as partes envolvidas, inclusive da própria sociedade, para que alcancemos resultados mais efetivos e duradouros. Também temos que nos lembrar que colocar mais ônibus nas ruas e aumentar o número de viagens planejadas não garante que o serviço melhore tanto quanto gostaríamos. O que a maioria das pessoas mais espera do transporte coletivo é regularidade, pontualidade e conforto, e os grandes exemplos mundiais provam que isto só pode ser alcançado quando há prioridade e infraestrutura adequada para os ônibus circularem”, destacou.

Fonte: RMTC Goiânia