31 de julho de 2014

Prefeitura de Goiânia quer colorir Avenida Goiás; saiba como!


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult Goiânia), lança nesta quinta-feira, 31, às 10h, o projeto Galeria Noturna. O lançamento acontece em reunião com artistas das artes visuais na sede da Secult, onde será apresentada a proposta do projeto.
A ideia é transformar as portas dos estabelecimentos comerciais localizados na Avenida Goiás em grandes painéis pintados por artistas plásticos e grafiteiros residentes no Estado de Goiás. A primeira etapa será realizada no próximo dia 10 de agosto.

O projeto tem a parceria do Sindilojas, Fecomércio, CDL, SEBRAE-GO, SindiPitdog, Sescon-Go, dos empresários estabelecidos na avenida e da iniciativa privada. Todos os artistas em Goiânia serão convidados a participar do “Galeria Noturna”. Até o momento, 25 lojistas já confirmaram autorização, totalizando 70 portas.

Autor e coordenador do projeto pela Secult Goiânia, o artista plástico e gestor cultural Gutto Lemes explica que a ideia é inédita no Brasil e no exterior. “Vamos mudar a cara do Centro de Goiânia. De dia, o comércio a pleno vapor; de noite, uma grande galeria a céu aberto para toda a população. Será um grande cartão postal de Goiânia”, afirma o gestor. Gutto Lemes acredita que projetos dessa natureza contribuem para uma melhor segurança das pessoas que frequentam o local.

Entusiasta da idéia, o secretário municipal de Cultura, Ivanor Florêncio, entende que o projeto favorece o processo de revitalização do Centro de Goiânia e estimula o turismo na região. “O goianiense sempre responde positivamente às manifestações artísticas. Tenho certeza de que muita gente vai passar pela Avenida Goiás à noite e nos finais de semana pra ver as obras. Será um verdadeiro corredor cultural da nossa capital”, afirma o secretário. Florêncio informa também que no mesmo dia em que os artistas pintarem as portas, a Secretaria Municipal de Cultura anuncia o edital para novas etapas do projeto.

Ivanor Florêncio espera em breve contemplar todo o espaço da Avenida Goiás entre as praças Cívica e do Trabalhador com o Galeria Noturna. Assim, o corredor cultural da Avenida Goiás irá se transformar na maior galeria aberta do mundo, com cerca de 1.700 metros de extensão.

Todas as obras desta primeira etapa do projeto serão contempladas com a confecção de um catálogo e de um documentário em vídeo produzidos pela Secult Goiânia e que serão lançados em uma exposição fotográfica durante as festividades do aniversário de Goiânia.

Fonte: Portal 730 (Rodrigo Augusto)
Foto: Sergio de Pinho