18 de julho de 2014

N_Goiânia: Encontro reúne grandes nomes do design brasileiro e mundial em Goiânia


Goiânia será a capital do design brasileiro de 19 a 26 de julho durante o  N_Goiânia 2014 - o 24º Encontro Nacional de Estudantes de Design - que será realizado no Campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG). O encontro deve reunir cerca de 2.500 pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de design para o debate acadêmico e para a integração cultural no maior evento de design do país e um dos maiores da América Latina.

O N_Goiânia é resultado da imersão de ideias realizada a partir de todos os encontros anteriores, iniciados desde 1991, das mudanças observadas na sociedade e no amadurecimento das propostas para o debate crítico em torno dessas mesmas transformações.

Para sediar o evento, a comissão organizadora promove desde 2012 o projeto de defesa da candidatura de Goiânia como cidade-sede, que contou com extensa agenda de pré-eventos em torno do tema definido “Mude seu estado_”.  O design é uma área de estudo interdisciplinar moldada substancialmente pelas mutações humanas e pelas novas áreas do conhecimento.

Entre os convidados do N_Goiânia estão nomes de referência mundial como o americano David Carson, do design gráfico; Zanine de Zanine,  premiado designer de mobiliários; Blanca Liane, designer de Moda e Cor; num total de 57 palestrantes entre ilustradores, quadrinistas, estilistas, especialistas em marca e estratégia de comunicação, além de coletivos e publicações da área.

A programação inclui momentos variados de interação, palestras, oficinas, cases, seminários de produção acadêmica e mesas redondas, porém com inovações. No Acelerador de Mudanças, os participantes serão estimulados a tomar decisões rápidas e sob pressão, com o objetivo de testar o poder argumentativo e controle do próprio tempo de fala. Já na Centrifuga, temas como cinema, música e dança serão abordados no intuito de revelar o valor dessas diversas áreas de interesse para o processo criativo.

Durante o N_Goiânia 2014,  os encontristas vão apresentar ainda atividades ou instalações relativas ao tema geral. As melhores serão selecionadas pela Comissão Organizadora. Professores e artistas gráficos convidados também vão realizar mostras de trabalhos e produções.

Mais informações:
No Site: ngoiania.com.br/atividades/confirmados
No Facebook: migre.me/kmC2Y

Período: 19 a 26 de julho 2014
Abertura: 19 de julho (sábado), às 19h
Local: Centro de Cultura e Eventos da  Faculdade de Artes Visuais da UFG - Campus II (Vila Itatiaia)
Contatos: Caroline Lopes 62 8245-8244 e Daniel Lourenço 62 8158-6584