11 de julho de 2014

Itumbiara registra quase 100 casos de Aids em 18 meses


Nos últimos 18 meses a Secretaria Municipal de Itumbiara, Goiás, registrou 92 casos de Aids. O grupo que mais tem contraído a doença são homens e mulheres com idade entre 20 e 40. Os casos entre os adolescentes também tem aumentado mesmo diante do acesso à informação.

No primeiros seis meses deste ano, 29 casos em menores de 20 anos de idade foram registrados. No ano de 2013, 63 casos de Aids foram comprovados e destes apenas 6 eram adolescentes. Outros tipos de DST's também estão com números alarmantes. Até o momento a cidade já registrou 517 casos de sífilis.

O Núcleo de Atenção Básica à Saúde (Nabs) de Itumbiara realiza por mês cerca de 350 testes para detectar todos os tipos de DST. O coordenador do Programa Prevenção a DST/Aids da prefeitura, Thiago Nogueira de Abreu, afirma que mesmo com a grande quantidade de informação os jovens ainda assim estão contraindo doenças.

Ele acredita que o fato da Aids ser hoje uma doença que não tem cura, mas que possui um tratamento capaz de dar uma boa qualidade de vida ao portador, tem feito com que aconteça uma certa banalização dos casos. Com a intenção de diminuir os registros de DST na cidade, a prefeitura tem investido em campanhas educativas e na distribuição de preservativos.

Com informações G1

Fonte: DM