2 de julho de 2014

Hugo 2: Secretário estadual de Saúde anuncia novos leitos para a pediatria


Halim Girade também anunciou uma série de medidas para maximizar os serviços de saúde na área pediátrica e ampliar o interesse da rede conveniada em atender os pacientes de pediatria do Sistema Único de Saúde (SUS)

O secretário estadual de Saúde, Halim Girade, comprometeu-se em reunião com o Ministério Público de Goiás (MPGO) nessa terça-feira (1º/7) destinar 10, dos 40 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Urgências da Região Noroeste de Goiânia, o Hugo 2, para o atendimento de pacientes de pediatria. A previsão é que os leitos estejam disponíveis dentro de 60 dias.

Além disso, Halim anunciou uma série de medidas para maximizar os serviços de saúde na área pediátrica e ampliar o interesse da rede conveniada em atender os pacientes de pediatria do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentre as medidas apresentadas e pensadas em reunião junto ao MPGO estão a tentativa de liberação de 20 leitos de UTI no Hospital Vila Nova, que embora estejam prontos não podem ser utilizados em razão de uma disputa judicial, a supressão da exigência às unidades conveniadas da existência de oxigênio e de entubamento em seus estabelecimentos para que atendam pacientes do SUS e a implantação do serviço público de assistência pediátrica domiciliar, o chamado home care pediátrico.

O home care pediátrico está na esfera das atribuições das saúdes municipais, no entanto a Secretaria de Saúde Estadual já manifestou a disposição em assumir o programa. Uma reunião deverá ser agendada com os gestores de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis visando verificar o interesse em oferecer o serviço.

*Com informações do MP-GO

Fonte: Jornal Opção