14 de maio de 2014

Pecuária de Goiânia: Exposição Agropecuária terá planejamento estratégico na área da segurança


Os 700 mil visitantes esperados este ano para a Exposição Agropecuária de Goiás vão contar com um efetivo de policiais militares 30% maior que o de 2013. Pelo planejamento estratégico da PM, a edição de 2014 mobilizará 7.426 policiais, que ficarão espalhados dentro e fora do Parque Agropecuário. No ano passado, esse número era pouco menor que cinco mil. A 69ª Exposição Agropecuária de Goiás começa no dia 16 de maio e segue até 1º de junho.

De acordo com o comandante da PM, coronel Wilson Brasil Pinheiro Tavares, além do aumento no número de policiais, foram instaladas câmeras de aproximação, a fim de detectar tumultos e roubos. Em parceria com a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultora (SGPA), serão montados, ainda, oito detectores de metal, iguais aos que funcionam nas agências bancárias. “Estamos com todas essas novidades aí para que o cidadão possa aproveitar o evento com o máximo de segurança”, disse.

A região do parque também será fiscalizada com mais de 500 viaturas. “Sempre pedimos para que as pessoas cheguem ao parque de táxi, evitando, assim, tumulto e roubo de veículos e a possibilidade de dirigir embriagado. Então recebemos muitos taxistas nessa época. E eles têm reclamado da quantidade de furtos cometidos. Por isso fizemos uma parceria junto ao Sindicato dos Taxistas, para que eles se concentrem em um só ponto onde podemos dar segurança e apoio aos taxistas e aos usuários”, enfatizou o comandante. Ele lembra também que foi montado um posto da Polícia Civil dentro do parque, com um delegado de plantão.

Corpo de Bombeiros
Pelo planejamento estratégico do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, essa edição da Pecuária também contará com mais de 50 bombeiros somente dentro do parque. Antes disso, explica o tenente Luciano Freitas, já está sendo realizada uma ação preventiva em bares e boates, onde são fiscalizados os pontos de segurança legalmente obrigatórios dentro desses estabelecimentos. “Fizemos uma reunião com a direção dos bares com uma listagem inferindo o que devem seguir para ter a nossa aprovação contra incêndio e pânico. Mas já iniciamos as vistorias, observando extintores de incêndio, saídas de emergência desobstruídas, escadas devidamente sinalizadas e outros pontos importantes”, detalhou Freitas.

Também serão montados dois postos avançados dentro do parque. “Esse ano a nossa passagem de serviço será montada dentro do parque, dando maior apoio ao cidadão. Com essa passagem, estarão disponíveis duas unidades de resgate bem perto da população”, esclareceu o tenente. Nas proximidades, outras viaturas de combate a incêndio, de busca e salvamento e também de suporte avançado estarão de prontidão.

Detran
Como garante o coronel Vaz, uma equipe do Detran vai abordar os visitantes da exposição e distribuir material educativo com a intenção de sensibilizá-los a uma conduta de cidadania no trânsito. “A ação faz parte do Balada Responsável Educativa, que tem como foco a conscientização dos condutores em relação à Lei Seca”, diz. Na região do parque, na Nova Vila, o Batalhão de Trânsito também montará as blitzen de fiscalização, incluindo o teste do bafômetro.

O Detran conta, ainda, com a contribuição da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), para gerenciar o trânsito do local. Lançado em setembro de 2011, o programa Balada Responsável atua na fiscalização e na parte educativa, sensibilizando os frequentadores de bares, restaurantes, shoppings, aeroporto, feiras e outros. Para os responsáveis pela segurança do local, o planejamento é importante porque além da exposição de animais, a feira conta com shows de cantores da linha sertaneja, música popular brasileira e gospel. São esperados públicos de de 20 mil a 80 mil pessoas nos shows. A SGPA, promotora do evento, também realiza os rodeios, que costumam receber um número significativo de visitas.

Fonte: Goiás Agora